Saúde Legal

Cozinhar em panelas de alumínio faz mal à saúde?

Confira os prós e contras de sete tipos de panelas diferentes.
08/08/2010 21:59h

Graças ao sucesso das matérias dos mitos da Coca-cola®, resolvi repetir a dose e lançar mais uma da série mitos e verdades. Sabe aquela história de que cozinhar na panela de alumínio faz mal à saúde? Puro mito. Pode cozinhar na panela da vovó à vontade.

O alumínio quando acumulado em excesso no nosso organismo facilita o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Tudo bem que as panelas de alumínio soltam um pouco do metal, principalmente àquelas de baixa qualidade. Entretanto, não há com que se preocupar. A quantidade de alumínio liberado pelas panelas é muito pequena e não chega nem aos pés de ser capaz de causar os efeitos acima.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, provou que alimentos preparados em panelas de alumínio contribuem com apenas 2% do limite máximo de ingestão diária do metal (1 miligrama por quilo de massa corporal), dose mais do que segura, na avaliação do Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conclusão: panela de alumínio não traz risco algum à saúde. Confira os prós e contras de sete tipos diferentes de panelas.

1 - De vidro.A panela de vidro é a melhor para se preparar os alimentos. Evita o crescimento de bactérias e não transfere resíduos para os alimentos. Pena que o seu preço seja um pouco alto.

2 - Esmaltada e ágataO esmalte do revestimento atua como barreira contra bactérias. Além disso, sua limpeza é muito facilitada, pois o alimento não adere na superfície.

3 - Antiaderentes (Teflon)O Teflon evita que o alimento grude, facilitando a limpeza. Já foi acusado de ser cancerígeno, mas estudos recentes provaram a sua inocência.

4 - Cerâmica e barroO tempo para cozinhar é lento, mas a comida fica mias quente por mais tempo. O material é perigoso, pois panelas de baixa qualidade podem soltar chumbo, que causa intoxicação.

5 - InoxComposta de ligas de cobre, níquel e ferro, essas panelas permitem o cozimento uniforme, sem grudar. O problema é que podem liberar esses metais de sua composição, provocando alergias.

6 - FerroCostuma liberar ferro, substância que pode ajudar a combater a anemia. Porém, em excesso, o ferro é perigoso para quem sofre de problemas cardíacos. O cozimento é demorado e os alimentos grudam, dificultando a limpeza.

7 - AlumínioNem precisa dizer mais nada. Barata e não traz risco algum à saúde.

Jeferson Machado,Farmacêutico Bioquímico Clínico.CRF-SE: 658.

Gostou? Compartilhe:

Veja Também
Comentários