Saúde Legal

Por que nos arrepiamos quando ouvimos algumas músicas ou nos sentimos emocionados?

No final, veja um vídeo lindo que mostra a mais pura emoção de ouvir música.
por Jeferson Machado
07/11/2013 09:11h

Por que nos arrepiamos quando ouvimos algumas músicas ou nos sentimos emocionados?O arrepio pode ser estimulado em nosso organismo por várias causas A principal é a resposta ao frio, onde os músculos em volta dos órgãos vitais são disparados para começarem a vibrar, realizando pequenos movimentos e deixando os pelos eriçados, criando uma espécie de camada de ar quente parada, e ajudando a aquecer o organismo.

Nos animais o arrepio serve como mecanismo de defesa, onde os pelos eriçados servem para avisar que estão prontos para atacar, como no caso dos gatos ou cães. Existe também o arrepio na hora do sexo, cócegas, falar baixinho no ouvido ou quando se ganha aquele beijinho em alguma região sensível do corpo, como pescoço, barriga ou orelha. Nesses casos, trata-se de uma resposta do cérebro a região sensível.

Mas, por que algumas músicas ou quando nos sentimos emocionados ficamos arrepiados? A resposta é simples e está no prazer de sentir felicidade.

Ao ouvir uma música que você gosta e lhe chama a atenção, os sons ao entrarem no cérebro, através dos ouvidos, chegam até uma área do cérebro responsável pela liberação de dopamina. A dopamina está ligada àquele prazer que se tem com um bom prato de comida ou com a surpresa de ganhar grandes somas de dinheiro. O aumento na liberação da dopamina ocasiona uma série de reações do organismo relacionadas ao prazer, tais como se sentir-se mais feliz, relaxado e o arrepio dos pelos.

De acordo com um artigo da Nature Neoscience (http://nature.com/neuro/journal/vaop/ncurrent/abs/nn.2726.html), pesquisadores descobriram que ao ouvir a música prazerosa, o aumento da dopamina estimula o nosso organismo a reagir mudando a condução elétrica da pele, logo, os pelos podem ficar eriçados por conta da eletricidade. Seria mais ou menos quando aproximamos o nosso braço de TV´s ou monitores de tubo e eles ficam com os pelos arrepiados. Isso também serve para explicar o arrepio durante o orgasmo e outras sensações de prazer. Além disso, a música e a dopamina podem alterar os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo.

Ouvir música pode causar tanto prazer e bem-estar, que muitas pessoas a utilizam como uma forma de relaxamento. Mas, não se trata somente da música. Outras formas de arte também podem produzir a mesma sensação, como cenas de filme, novelas, livros, frases, poesias, pinturas, lembranças e o abraço de um amigo. Quanto mais você se identificar, maior será o arrepio e a emoção.

E você, qual música te dá arrepios? Assista ao vídeo a seguir, onde um bebê chora e se emociona ao ver a sua mãe cantar:

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo