Saúde Legal

Conheça os alimentos que contém gordura boa e ruim, e controle o seu colesterol

Gordura trans, saturada e insaturada.
por Jeferson Machado
11/11/2013 09:25h

Quando se fala em regime, ou colesterol e triglicérides altos, a primeira coisa a se pensar é: cortar a gordura. Contudo, nem toda gordura é ruim, e algumas são até necessárias como fonte de energia para o corpo, ajuda na absorção de vitaminas e proteínas, e também auxiliam na produção de hormônios sexuais.

É preciso apenas respeitar os limites de consumo dessas gorduras saudáveis, entendendo as diferenças entre gorduras saturadas, insaturadas e trans.

Gordura trans - a super vilãEsse é o pior tipo de gordura, só aumenta o colesterol ruim (LDL) e, ao mesmo tempo, diminui o colesterol bom (HDL). É formada através de processos químicos, nos quais os óleos vegetais são transformados em gordura sólida. Evite consumir alimentos com gordura trans, tais como algumas margarinas, biscoitos, bolos, pães, batata frita, sorvete e salgadinhos industrializados (de pacote). A recomendação de consumo da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de no máximo 2g de gordura trans por dia.

Conheça os alimentos que contém gordura boa e ruim, e controle o seu colesterolOs EUA já está estudando uma forma de banir de vez a gordura trans dos seus alimentos. Segundo o órgão FDA, 7 mil mortes e 20 mil infartos de norte americanos poderiam ter sido evitados através da diminuição do consumo de gordura trans.

Gordura saturada - a outra vilãÉ outra gordura ruim e que deve ser consumida com moderação, no máximo 20 gramas por dia. Encontrada em produtos de origem animal, a gordura saturada é aquela que se apresenta em estado sólido, quando em temperatura ambiente. Esse tipo de gordura aumenta o colesterol ruim (LDL) e a formação de placas de gordura que se depositam nas artérias.

Modere o consumo de carnes vermelhas (para as carnes brancas de aves bastas apenas retirar a pele e gordura), leite e seus derivados (manteiga, creme de leite, iogurte integral e nata), banha de porco, chocolate, bolos, massas folhadas, salsichas, bacon, queijos amarelos, gema de ovo, alimentos fritos, macarrão instantâneo (Miojo) e azeite de dendê (muito utilizado em pratos baianos, como acarajé e moqueca).

Gordura insaturada - essa é do bemÉ líquida em temperatura ambiente, encontrada principalmente em vegetais e podem ser monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Seu consumo recomendado é de 44 gramas por dia e ajuda no aumento do colesterol bom (HDL), na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides, e no controle da pressão arterial.

As gorduras insaturadas podem ser encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, girassol e de milho, amêndoas, castanhas, nozes, abacate, semente de linhaça e abóbora e peixes gordurosos (como sardinha, atum, truta e salmão). Vale um alerta para o azeite de oliva, que quando aquecido em altas temperaturas acaba se transformando em gordura saturada (ruim), e, portanto, deve ser utilizado em moderação na preparação de alimentos no fogo.

Não é tão difícil controlar o consumo de cada gordura acima. Uma dica é observar a tabela nutricional no rótulo dos alimentos. Normalmente eles informam a quantidade para uma dieta de 2.000 calorias, uma média mundial. Contudo, na dúvida, um nutricionista pode te ajudar na recomendação de sua dieta diária.

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

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