Saúde Legal

Coceira no pênis pode ter várias causas, saiba como tratá-la facilmente

Aprenda também 10 dicas para cuidar do pênis e mantê-lo saudável.
por Jeferson Machado
19/11/2013 18:58h

Coceira no pênis pode ter várias causas, saiba como tratá-la facilmenteA coceira no pênis pode ter várias causas, dentre elas alergias e infecções. Alguns homens apresentam alergias aos preservativos (camisinhas) ou sabonetes e tecido da cueca, e nesses casos, o pênis pode apresentar vermelhidão e coceira, principalmente na glande, ou cabeça do pênis.

Caso o problema apareça logo após a relação sexual, o problema provavelmente será do preservativo. Assim, o recomendado é mudar a marca da camisinha e tentar outra que não cause o mesmo resultado. O mesmo serve para o sabonete, se após o banho a coceira incomoda, troque-o por um neutro ou um sabonete íntimo masculino, vendido em farmácias, que o problema poderá ser solucionado. A dica se repete para a cueca, mude para algodão, seda, ou outro tipo de tecido.

Ainda existem os casos de homens que apresentam a coceira no pênis, logo após a relação sexual, e que não utilizaram o preservativo. Os casos são mais raros, mas também existem alguns relatos de alergia a algum componente específico da vagina.

Contudo, nem sempre a coceira poderá ser uma alergia, e se tratar de uma infecção, como a candidíase, herpes genital ou tricomoníase. O fungo causador da candidíase, Candida albicans, costuma provocar coceiras e fazer a pele descamar. Esse é o mesmo fungo que causa o corrimento vaginal nas mulheres.

Secreções amareladas, dor e dificuldade ao urinar, descamação da pele e bolhas no pênis são sinais de infecção, que podem ser tratadas facilmente com medicamentos via oral. Para se ter certeza da causa da coceira ou inflamação no pênis, consulte o médico urologista ou dermatologista.

Um grande problema nas infecções transmitidas entre parceiros é quando apenas um se cuida. Não adianta apenas um dos parceiros tomar o medicamento, se o outro irá continuar transmitindo o fungo ou bactéria a cada relação sexual. Isso explica porque muitas mulheres apresentam uma sequência de infecções urinárias, uma atrás da outra. Portanto, o alerta serve para ambos os sexos, questione ao seu médico se o tratamento será ou não para os dois.

10 dicas para manter o seu pênis saudável.1 - Usar a camisinha em toda e qualquer relação sexual; 2 - Usar camisinha antes de fazer qualquer penetração; 3 - Lavar o pênis diariamente; 4 - Lavar o pênis após as relações sexuais; 5 - No banho, puxar o prepúcio (pele) para trás e limpar completamente a região que fica coberta e não deixar o esmegma (substância branca e pastosa) se acumular; 6 - Enxugar bem depois de lavar, evitando irritação e assaduras; 7 - Não usar pomadas ou cremes sem orientação médica; 8 - Procurar um médico o quanto antes se notar feridas, bolhas, corrimento uretral, ardor e/ou dor ao urinar; 9 - Avisar a parceira para procurar um médico o quanto antes também, para que ela procure tratamento; 10 - Não manter relação sexual se apresentar feridas, bolhas, corrimento uretral e ardor ao urinar.

Leia também:Coceira na vagina pode ser controlada com simples hábitos diários

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também