Saúde Legal

Cochilo após o almoço pode ser prejudicial, saiba qual o tempo recomendado

Tempo ideal do cochilo pode estimular memória e facilitar o aprendizado.
por Saúde Legal
07/07/2014 10:26h

O "Wall Street Journal" consultou diversos especialistas do sono e concluiu que o tempo do cochilo deve ser controlado. O nosso sono passa por quatro estágios: leve, intermediário, profundo e o que você sonha. Esse ciclo dura em média 90 minutos, ou seja, uma hora e meia.

A pesquisa mostrou que quando dormimos por 10 a 20 minutos, conseguimos acordar com energia e disposição, em estado de alerta. Porém, quando dormimos por 30 minutos, tendemos a acordar "grogue", e levamos mais meia hora para esse efeito de corpo mole passar e voltarmos a ficar alerta.

Contudo, quando passamos dos 30 minutos e dormimos por 60 minutos (uma hora), esse efeito ruim de moleza que ocorre nos 30 minutos não é mais sentido. E a pessoa acorda alerta como se tivesse dormido por 10 a 20 minutos. É como se os 30 minutos fosse o vilão do cochilo.

Ainda de acordo com a pesquisa, uma soneca de 60 minutos não só renova as energias, como traz benefícios à memória. E se o cochilo for de 90 minutos, o ciclo completo do sono, os benefícios são ainda maiores, pois além de você acordar mais leve e mais bem disposto, há um estímulo em sua criatividade e aprendizado. Para crianças, por exemplo, é o tempo de soneca mais recomendado.

Para os especialistas, o melhor horário do dia para cochilar é entre 13h e 16h, para não prejudicar o sono noturno.

Uma dica para quem não consegue cochilar por apenas 10 a 20 minutos, ou não tem tempo para cochilar o ciclo completo de 90 minutos, é tirar o cochilo com um objeto na mão, como uma caneta, por exemplo. Isso porque, quando se chega perto de entrar no sono profundo (próximo dos 30 minutos), você tende a derrubar o objeto e acaba acordando. Ou então, utilize um despertador.

Vale lembrar que é preciso dar um tempo de no mínimo uns 15-20 minutos antes de cochilar após uma refeição, pois algumas pessoas tendem a ter indigestão ou refluxo gastroesofágico, quando dormem logo após comer. O intervalo antes do cochilo é maior ainda para os diabéticos, no mínimo de 30-45 minutos após o almoço, para poderem cochilar.

Leia a pesquisa completa em:http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424127887323932604579050990895301888

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Cochilo após o almoço pode ser prejudicial, saiba qual o tempo recomendado

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo