Saúde e Ciência

Cardiologistas e anestesiologistas continuam com suas atividades paralisadas no Cirurgia

A direção do Hospital Cirurgia emitiu uma nota para esclarecer a situação.
por Redação do Portal Itnet
17/07/2014 08:53h

A direção da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia vem a público esclarecer que os médicos cardiologistas e anestesiologistas que prestam serviços ao Hospital continuam com suas atividades paralisadas. O repasse feito ontem, dia 15/07/2014, pela Secretaria Municipal de Saúde, referente aos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último mês de maio, permitiu apenas o pagamento dos salários aos funcionários celetistas e por isso o Cirurgia não tem atualmente capacidade financeira para efetuar o pagamento dos profissionais que suspenderam os atendimentos.

Esse problema deve-se a uma mudança no modelo de contratação, imposta pelo Ministério da Saúde, que aumenta o prazo para o pagamento de serviços prestados de 30 para 60 dias. Ou seja, o HC passa a receber a cada 60 dias e não mais a cada 30, como o estipulado até o fim do contrato encerrado em maio. Com isso, o recebimento do mês de junho só será feito em agosto. O intervalo maior acabou prejudicando momentaneamente o movimento financeiro mensal do Hospital.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde está cumprindo com os compromissos firmados com o Hospital de Cirurgia e a dificuldade enfrentada hoje é referente a esse hiato de tempo determinado pelo Ministério da Saúde. A SMS está analisando a hipótese de um adiantamento de créditos para que o HC possa realizar a compra de medicamentos e materiais, bem como fazer pagamentos aos cardiologistas e anestesiologistas. Enquanto o problema financeiro não for resolvido as cirurgias eletivas continuarão suspensas.

Sobre o Hospital de CirurgiaO Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Assessoria do Hospital Cirurgia

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também