Saúde Legal

Chá na gravidez: veja quais são os permitidos e proibidos

Alguns chás podem ser até abortivos e outros podem acelerar o coração do bebê.
por Jeferson Machado
29/01/2015 13:33h

Mesmo que seja uma bebida considerada por alguns como simples ou inofensiva por ser de plantas naturais, os chás merecem um cuidado mais do que em especial durante a gestação. Alguns chás como canela ou cravo-da-índia chegam até a ser abortivos. Outros como o chá preto, branco, verde e o mate, que contém uma grande quantidade de cafeína ou que aceleram o metabolismo, devem ser excluídos da dieta, já que costumam deixar a mulher mais agitada e com o coração acelerado, não só o dela, como também o do bebê.

Também estão proibidos os chás de arruda, confrei, rosa, cipó-mil-homens, erva de bicho, buchinha do norte, espirradeira e losna, pois também possuem efeitos abortivos. O chá de boldo é proibido apenas nos três primeiros meses de gestação.

Chá na gravidez: veja quais são os permitidos e proibidosChás relaxantes podem ser utilizados com moderação na gradivez

Os chás mais indicados são os chás claros, como os calmantes erva-doce, camomila, capim limão (capim santo) e erva-cidreira. O chá de camomila, erva-doce, alfazema e valeriana são muito indicados como relaxantes em casos de ansiedade na gestação. A camomila tem um efeito muito benéfico contra enjoos e dores estomacais. A erva-doce aumenta a produção de leite materno. Já o chá de hortelã causa o efeito contrário, e pode diminuir a produção de leite materno.

Porém, tudo em excesso pode ser prejudicial e os mesmos devem ser consumidos com moderação. É sempre importante conversar com o médico e nutricionista que acompanham a sua gestação sobre o consumo de chás.

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo