Saúde Legal

Excesso de elogios pode levar a criança a ser narcisista, e desenvolver ansiedade, depressão e dependência a drogas

Crianças que escutam que são as melhores podem se tornar adultos narcisistas.
por Jeferson Machado
13/03/2015 15:02h

Não é tão difícil encontrarmos no nosso dia a dia aquele indivíduo que se acha melhor que todo mundo. "Eu sou o mais bonito, o mais inteligente, o mais especial e minha história sempre será mais fantástica do que a sua". O narcisismo é um conceito da psicanálise que define pessoas que sentem um amor por si próprio ou por sua própria imagem em demasiado, e são geralmente fechados, egocêntricos e solitários.

Preocupados com o comportamento de adultos narcisistas, pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda, publicaram um artigo, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, que explica uma das possíveis origens do narcisismo.

De acordo com o chefe da pesquisa, Dr. Eddie Brummelman, os elogios em excesso podem levar as crianças a se tornarem um adulto narcisista. Ou seja, as crianças que são supervalorizadas pelos pais, que escutam o tempo todo que são superiores, melhores, mais inteligentes, que merecem algo extraordinário na vida, e que recebem tratamento especial, têm muito mais chances de se tornarem adultos que acreditam realmente que são mesmo melhores que todo mundo. Para tal, o estudo indica que haja um equilíbrio entre apoio e carinho e elogios, sempre bem dosados. Dar apoio e carinho pode ser uma estratégia melhor do que inflar o ego dos pequeninos.

Foram selecionadas quase 600 crianças entre 7 a 11 anos de idade, que foram entrevistados quatro vezes diferentes, a cada seis meses. Também foram ouvidos 290 pais e 415 mães.

O estudo ainda aponta que uma pessoa já pode nascer com uma tendência a ser narcisista, devido a genética e traços da personalidade, mas que os pais podem amenizar essa característica natural através de uma educação de muito carinho e afeto, mas sem estimular a acreditar que uma criança é melhor que as outras.

Excesso de elogios pode levar a criança a ser narcisista, e desenvolver ansiedade, depressão e dependência a drogasDar apoio e carinho pode ser uma estratégia melhor do que inflar o ego dos pequeninos.

O problema de se tornar um indivíduo narcisista é que, como já comprovado cientificamente em outros estudos, esse tipo de comportamento aumenta significativamente a possibilidade de desenvolver ansiedade, agressividade, depressão e de se tornarem viciados em drogas. "Se essas pessoas não conseguem a admiração de que precisam podem se tornaragressivas, quando são criticadas ou rejeitadas. Sabemos também que alguns grupos de crianças podem desenvolver ansiedade, depressão e dependência de drogas no futuro", explica Eddie Brummelman, o chefe da pesquisa.

Assim fica então a dúvida dos pais, como evitar que os anjinhos virem diabinhos quando crescerem? O doutor Brummelman responde e diz ser muito fácil: "Para aumentar os níveis de autoestima e reduzir os de narcisismo os pais devem ser mais amorosos sem colocar a criança num pedestal".

Vale lembrar que o existem muitos profissionais psicólogos especializados em terapia infantil que podem ajudar com diversos problemas tais como baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, etc..

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo