Saúde Legal

Chikungunya, uma virose que virou epidemia na região

Sintomas da doença são semelhantes aos da dengue
por Jeferson Machado
02/04/2015 14:57h

Crescentes números de casos suspeitos da chikungunya têm preocupado autoridades sanitárias do país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em Sergipe, é grande a quantidade de pessoas com os sintomas da doença, os quais são bastante semelhantes aos da dengue.

Febre, dores de cabeça, nas articulações, nos músculos e nos olhos, além da coceira e manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sinais da chikungunya (em português, chicungunha), doença transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Além dos sintomas acima a pessoa pode apresentar um mal-estar geral, sentindo-se bastante debilitada.

Os sintomas costumam aparecer de três a sete dias após a picada do mosquito. Logo após esse período de incubação começa a fase aguda, e os sintomas costumam desaparecer, em média, em até sete dias. A diferença principal da chikungunya para dengue é o seu baixo risco de evoluir para a forma hemorrágica, quadro grave da dengue e que pode ser fatal.

Ainda não existe uma vacina eficiente que previna ambas as doenças, sendo o combate ao mosquito transmissor, a única forma de prevenção das mesmas. Quanto ao tratamento, as duas seguem a mesma linha: analgésicos e antitérmicos e hidratação, tanto via oral quando venosa. É contra indicado o uso de AAS (ácido acetilsalicílico), pelo risco de hemorragia, e o repouso e alimentação saudável auxiliam bastante na recuperação.

Chikungunya, uma virose que virou epidemia na regiãoExames confirmatórios da chikungunya levam em torno de 30 dias para serem concluídos

Como os sintomas são semelhantes, é comum as pessoas se confundirem entre a chikungunya e a dengue. A recomendação é procurar o atendimento médico caso sinta alguns dos sintomas acima. Apesar dos exames laboratoriais para a dengue serem realizados em Sergipe, não é possível confirmar a chikungunya com rapidez no estado. No nordeste existem apenas dois laboratórios cerificados para tal exame, no Ceará e em Pernambuco, e os resultados levam 30 dias para serem divulgados, o que acaba por dificultar as notificações para o Ministério da Saúde e confirmações reais dos números de casos.

Portanto, em sintomas como dores nas articulações (principalmente tornozelos ou punhos), dor nos olhos, febre em torno de 38º ou 39º, dor muscular ou manchas pela pele, busque o atendimento médico. Apesar de não ser considerada uma doença grave, a chikungunya pode ser na verdade confundida com uma dengue, doença mais preocupante e que pode evoluir para casos graves. Evite também a automedicação, consulte o médico e o farmacêutico.

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo