Saúde Legal

Olhos vermelhos após piscina se deve ao xixi, e não ao cloro

Cheiro forte e irritante também provém da reação do cloro com a urina.
por Saúde Legal
17/08/2015 20:13h

Os Estados Unidos lançaram uma campanha, através do órgão CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), uma campanha contra o ato de urinar na piscina. Isso porque uma pesquisa realizada pela empresa Survata, apontou que 71% dos americanos acreditavam que os olhos vermelhos, após o banho, se devia ao cloro ou outros produtos químicos adicionados.

Em parte isso está correto, contudo a irritação nos olhos se deve também a presença de urina na água. O cloro ao reagir com a amônia, presente na urina e suor, forma uma substância chamada de cloramina. As cloraminas podem agravar problemas alérgicos e respiratórios, causar ardência nos olhos, ressecamento da pele e cabelos, descamação dos esmaltes das unhas e deixar cheiro desagradável na água e no corpo.

Olhos vermelhos após piscina se deve ao xixi, e não ao cloroOlhos vermelhos?! Ops, acho que alguém andou fazendo xixi na piscina.

O pH do cloro, quando adicionado a piscina, fica em torno de 7,2 a 7,6, bem próximo do pH do fluído que banha a córnea dos olhos, que é em torno de 7,4 a 7,8. A formação de cloraminas altera o pH da água, saindo da faixa em que o nossos olhos estão acostumados, por isso a irritação e vermelhidão, e também o cheiro forte e irritante.

Logo, só há uma solução para evitar tais incômodos, simplesmente a gentileza de não fazer xixi na piscina.

A pesquisa da Survata foi realizada com 1500 internautas entre 23 e 28 de abril de 2015. A margem de erro é de 2,5%.

Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo