Entretenimento

Conheça os perigos do consumo excessivo de cafeína

Considerada por muitos uma \"fiel companheira\" para combater o cansaço, a cafeína também pode ser vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal.
por Redação do Portal Itnet
10/01/2016 14:34h

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir o pulso acelerado ou perigosamente irregular. Pessoas que ficam intoxicadas por essa substância podem ter os seguintes sintomas: vômito, diarreia, letargia - diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose de cafeína pode provocar a morte - mas ressalta que esses casos são mais raros. Segundo a FDA, é preciso ter cautela no consumo de qualquer bebida ou comida que contenha cafeína, mas há um produto em particular que merece atenção especial. Se trata da cafeína pura em pó, que é vendida como suplemento para atletas. Na internet, é possível adquirir um desses pacotes de 100 gramas por cerca de US$ 6 (R$ 23).

- Quantidade de cafeína em bebidas e outros produtos

Uma xícara normal de café contém 260 mg de cafeínaUm quarto de litro de chá preto contém entre 30 mg e 80 mgUma lata de energético Red Bull tem 80 mgUma barra de chocolate amargo tem 20 mgUm comprimido para enxaqueca ou gripe pode chegar a conter 130 mg

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo