Educação

Unit oferta 530 vagas para o Prouni

Estudantes têm até dia 22 para se inscrever na instituição.
por Redação do Portal Itnet
20/01/2016 12:29h
Atualizado em 20/01/2016 12:29h

A Universidade Tiradentes oferece 530 vagas para o Programa Universidade para Todos - ProUni. As inscrições do primeiro semestre de 2016 já estão abertas, exclusivamente no site http://siteprouni.mec.gov.br. Os estudantes têm até o dia 22 para se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudo em cursos de instituições particulares de ensino superior. Na Unit, as vagas estão distribuídas em 34 cursos, entre presenciais e a distância.

"O ProUni representa uma grande oportunidade para muitas pessoas que não têm condições financeiras de fazer um curso superior na rede particular de ensino. Ao escolher a Unit, essas pessoas priorizam, além de uma formação cidadã, um aprendizado baseado na prática profissional, muitas vezes orientado por professores dos nossos mestrados e doutorados. Um aprendizado que se dá, entre outras coisas, por meio de projetos de extensão que aproximam o acadêmico da comunidade, e de um forte programa de internacionalização que já levou centenas de alunos para outros países. Basta dizer que a Unit é a primeira universidade brasileira a implementar um instituto nos Estados Unidos", afirma a diretora de Graduação da universidade, professora Arleide Barreto Silva.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Na Universidade Tiradentes, todas as vagas são para bolsas integrais. Podem concorrer os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou, na condição de bolsistas, em escolas particulares. Podem participar ainda pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta não pode ultrapassar três salários mínimos. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Inscrições

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2015 - e não pode ter zerado a redação. As vagas também são exclusivas para estudantes que não tenham diploma de curso superior.

No momento da inscrição, será necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Enem, além do Cadastro de Pessoa Física - CPF. Ao se inscrever, o candidato escolhe até duas opções de curso e instituição. Ele pode alterar as opções enquanto o período de inscrições estiver aberto. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. O prazo para quem não foi selecionado manifestar o interesse em lista de espera vai do dia 26 ao dia 29 de fevereiro.

Fonte: UNIT

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo