Entretenimento

Como o álcool afeta sua personalidade? Descubra

Muito se fala – e já se estudou – sobre a maneira como a ingestão de álcool influencia ações concretas do corpo humano, como o autocontrole ou o tempo de reflexo. Mas e a nossa personalidade? Será que ela também pode ser alterada com a bebida?
por Redação do Portal Itnet
24/01/2016 18:59h

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Por esse motivos ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas, sendo uma condição frequente, atingindo cerca de 5 a 10% da população adulta brasileira.

O alcoolismo não difere psicologicamente da dependência de outras drogas. Assim, tanto as fases como o desenvolvimento emocional do dependente e a recuperação são idênticas, não importando qual a droga de escolha, seja ela o álcool, cocaína, crack, maconha ou qualquer outra droga alteradora de humor.

A personalidade é determinada por fatores biológicos, psicológicos e sociais - ou seja, depende da genética, da forma como ela interpreta o mundo e do ambiente onde vive. O grau de intoxicação pelo álcool varia conforme o metabolismo de cada pessoa, além das condições do organismo no momento da "bebedeira". Por atuar diretamente no lóbulo frontal, o álcool é mais perigoso para adolescentes, que ainda estão com essa área do cérebro em formação.

Quando a autocensura é rebaixada, a pessoa passa a ter comportamentos que já estão dentro dela, mas que não apareciam por causa do freio social. Se ela se torna agressiva ou erotizada, por exemplo, é porque a personalidade dela é assim, mas só com o álcool ela se sente livre para demonstrar isso.

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo