Policial

Estelionato virtual é nova modalidade de crime em SE

Vítimas devem recorrer à Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos para registrar ocorrência.
por Redação do Portal Itnet
12/02/2016 12:05h

Por Iane Gois

Anúncios, em uma empresa de classificados, de ‘veículos fantasmas' com valor abaixo do normal e perfis hackeados nas redes sociais foram identificados como os mais novos modelos de crimes cibernéticos no estado de Sergipe, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo o investigador Fábio dos Anjos, na primeira modalidade a vítima é atraída pela propaganda de comercialização de veículos por preços atrativos, e ao fazer a comercialização acaba depositando um adiantamento para assegurar a compra, mas logo em seguida o anúncio desaparece da rede.

"Há pessoas anunciando a venda de veículos que não existem, normalmente em cidades distantes, com valor abaixo do mercado. Isso atrai a vítima. O golpista diz que muitos estão interessados na compra do produto, mas que pode reservar e dar prioridade se tiver um adiantamento no valor do veículo. A vítima deposita, e o golpista desaparece, retirando o anúncio do site de vendas", informa o investigador.

Já nas redes sociais, o estelionato vem acontecendo mediante pedido de ajuda financeira a amigos, após perfil ser hackeado. "O golpista acaba hackeando o perfil de alguém e se passa por essa pessoa. Com isso, cria uma história solicitando certa quantia em dinheiro aos amigos para pagar algo urgente. São quantias pequenas, mas os amigos, de boa fé, acabam caindo no golpe sem ao menos dar um telefonema para conferir se o fato procede", relatou Fábio.

Cidadãos que forem vítimas dos estelionatários virtuais devem recorrer à Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou na Delegacia Plantonista após o expediente citado, munidos de documentação pessoal e provas da denúncia, a fim de que seja registrado o Boletim de Ocorrência (BO).

Em Aracaju, a DRCC está localizada à Rua Laranjeiras, 960, Centro, no mesmo prédio em que funciona a Delegacia Plantonista. O contato telefônico é (79) 3198-1124, e o e-mail drcc@pc.se.gov.br.

Fonte: SSP/SE

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo