Entretenimento

Conheça dicas para economizar combustível

Peso em execesso, acredite, faz aumentar a consumação.
por Redação do Portal Itnet
24/02/2016 09:21h
Atualizado em 24/02/2016 09:33h

Com a crise econômica no país o preço do combustível está cada vez mais elevado e com isso os consumidores procuram meios para economizar a todo instante. Apesar das motocicletas serem conhecidas como um veículo de baixo uso de combustível, os motociclistas também sofrem com o aumento dos preços e buscam alternativas para amenizar o prejuízo. Com algumas dicas é possível economizar um pouco, veja abaixo.

Aquecimento do motor - Aquecer o motor antes da partida é um mito que só ajuda no gasto do combustível. A maioria das motos possuem injeção direta que permite o aquecimento do motor com a moto em movimento. Ainda com a moto parada, evite acelerar, isso só ajuda a gastar combustível sem benefícios ao motor.

Cuidados com a aceleração - Já em movimento, o consumo aumenta conforme a velocidade da moto aumenta, então se o motociclista sabe que logo precisará frear o ideal é manter uma aceleração constante e aumentar a velocidade naturalmente. Principalmente nas subidas fique de olho se não está acelerando demais.

De olho nos pneus - A calibragem dos pneus é um fator que pode influenciar no consumo do combustível. A calibragem correta e regular pode economizar até 4% do combustível. Então fique sempre de olho nos pneus. Não esqueça que cuidar dos pneus é uma tarefa básica para qualquer motociclista, então além da calibragem verifique sempre as condições e quando precisar trocar escolha o que está de acordo com a sua motocicleta (veja algumas opções de pneus para motos aqui).

Limpeza do filtro de ar - O filtro de ar serve para filtrar as impurezas do ar que podem afetar o moto. A sujeira acumulada pode fazer com que o motor se esforce mais e consequentemente aumentar o uso do combustível pelo carburador. Portanto sua limpeza é fundamental para a economia.

Troca de marcha - Fazer o uso correto da troca de marcha pode reduzir muito o consumo de combustível. Procure fazer a troca no tempo certo de cada marcha e caso haja dúvidas no manual do fabricante é possível encontrar as indicações corretas de acordo com cada moto.

Óleo lubrificante certo - É importante escolher o óleo lubrificante de acordo com o fabricante da sua motocicleta. O óleo serve para reduzir o atrito entre as peças e assim ele protege e preserva o motor. Lembrando que a troca e manutenção do óleo é feita por um especialista, pois assim você não corre o risco de fazer algo errado.

Evite bagagem desnecessária - Acredite, o peso em excesso na motocicleta faz com que a moto se esforce mais e automaticamente gaste mais combustível. Portanto, evite bagagens muito pesadas, faça uso delas somente quando for necessário.

Aline Matos

Assessora de Imprensa Link Builder

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo