Política

Comissões da CMI deverão receber proposta de ampliação de bancada hoje

Com a emenda à Lei Orgânica, legislativo serrano passará a ter 17 vereadores, abrindo a possibilidade para que novos cinco pleiteantes possam representar a comunidade.
por Redação do Portal Itnet
22/03/2016 06:43h
Atualizado em 22/03/2016 11:37h

Foto: Alef Andrade

Por Iane Gois

Com martelo batido e texto em fase de conclusão, está previsto para ser apresentada às comissões, ao final da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itabaiana (SE) desta terça-feira (22), a emenda à Lei Orgânica Municipal que amplia de quatorze para dezessete o número de cadeiras no legislativo serrano.

A proposta tem como justificativa uma maior possibilidade de poder populacional no tocante à representação e, consequentemente, a oportunidade de que novas chapinhas surjam, fato que garantirá que aspirantes à política local (para o cargo de vereador) com poder aquisitivo inferior possam participar da disputa de forma igualitária.

Atualmente a Casa possui doze vereadores e uma emenda aprovada em 2015 determinava a ampliação de bancada para quatorze, com validade já para o pleito de 2016. Apesar do anseio de que os dezessete compusessem o Plenário ainda quando da primeira retificação, alguns dos legisladores demonstraram resistência, tendo havido a desistência da iniciativa, que será encabeçada pelo futuro presidente do diretório municipal do PSL, Moacir Santana.

Segundo levantamento inicial feito informalmente pelo portal, na votação, que deverá acontecer na próxima terça-feira (29), deverão manter resistência à ampliação os vereadores Jhon David (PSD), Arivaldo de Rezende (PMDB), João Cândido (PSB) e José Teles (PR).

 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo