Política

Conceição Mendonça será a nova Secretária de Estado da Saúde

Enfermeira sucederá Zezinho Sobral, que se afasta para cuidar de interesses políticos.
por Redação do Portal Itnet
27/03/2016 23:01h
Atualizado em 28/03/2016 14:11h

Conceição Mendonça, sucessora de Zezinho Sobral na pasta da saúde

Foto: Reprodução

Por Iane Gois

O afastamento de Zezinho Sobral (PMDB) da pasta da Saúde do Estado há muito deixou de ser novidade para a imprensa. Os rumores de que o peemedebista se ausentaria da função para cuidar de interesses políticos se consolidaram, e na próxima quarta-feira (30) será concretizada a saída.

O fato é que Zezinho se retira, mas confirmando o que havia prometido a Jackson Barreto no sentido de deixar na gestão alguém de responsabilidade e inteira confiança, e aponta uma técnica atuante, com relevantes serviços prestados na saúde em âmbito nacional e local, para o cargo.

Com um currículo vasto e reconhecida pelo brilhantismo profissional frente a grandes órgãos, a enfermeira Maria da Conceição Mendonça Costa, atual Superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sergipe, foi a escolhida e deverá ser nomeada Secretária de Estado da Saúde nos próximos dias.

Conceição será a primeira gestora técnica sem vínculos políticos a assumir a pasta, o que, de acordo com analistas em saúde pública consultados pelo portal, deverá agregar significativos resultados, haja vista a livre circulação conquistada no Ministério da Saúde, onde foi consultora, e o carisma alcançado junto a sindicalistas nas áreas mais diversas, a exemplo de medicina e enfermagem.

Para suceder a gestora na superintendência aparecem como possíveis indicadas as médicas Roberta e Glícia, já integrantes do Samu, mas tal decisão só deverá ser tomada em uma reunião prevista para acontecer na tarde de terça-feira (29).

Trajetória profissional Nascida em Areia Branca (SE), Conceição identificou a paixão pela Urgência ainda na academia, durante o estágio em enfermagem, e desde então só cultivou o sentimento.

Com apenas dois meses de formada assumiu a Coordenação de Enfermagem do Hospital das Clínicas Dr. Augusto Leite - Hospital de Cirurgia, e durante a trajetória profissional foi uma das responsáveis pela organização e criação do Centro de Trauma do Hospital de Urgência de Sergipe Gov. João Alves Filho, hoje Huse, no qual assumiu a coordenação de enfermagem por oito anos.

Foi uma das responsáveis pela criação do primeiro SAMU habilitado pelo Ministério da Saúde do país - SAMU 192 Aracaju, levando o modelo para cerca de 60 SAMU's da nação, experiências que somadas a levaram ao posto de consultora do Ministério da Saúde, bem como ao cargo de coordenadora da Força Nacional do SUS.

Desde janeiro de 2015 Conceição está superintendente do Samu em Sergipe.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo