Imagens: Reprodução
Por Iane Gois
Um bebê amapaense de apenas oito meses de idade foi diagnosticado com o vírus da gripe Influenza A H1N1 e acabou não resistindo. A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite da última terça-feira (5).
A criança estava internada no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, e foi o primeiro caso confirmado da doença no estado, tendo recebido o acompanhamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) desde março, quando da suspeita.
Um médico cubano de 42 anos de idade que estava de férias no país caribenho também apresentou sintomas da doença e, ao voltar ao Brasil, em Macapá, buscou assistência médica no domingo (3), mas também acabou falecendo. Nesse caso, além da H1N1 uma pneumonia pode também ter sido causa da morte.
A orientação por parte do Ministério da Saúde é de que os estados iniciem as imunizações nos grupos considerados vulneráveis antes mesmo do início da campanha nacional, em 30 de abril. Enquadram-se no grupo de risco: idosos, pessoas com doenças pulmonares ou problemas cardíacos, gestantes e crianças.
Conheça os sintomas e saiba como se prevenir.
Fonte: G1 AP