Saúde e Ciência

Pneus podem auxiliar no combate ao Aedes. Saiba como.

Armadilha feita com a matéria-prima é capaz de destruir mais de 18 mil ovos mensalmente, segundo pesquisadores.
por Redação do Portal Itnet
11/04/2016 11:55h

Armadilha é capaz de capturar ovos de Aedes aegyti

(Foto: Daniel Pinelo/Divulgação)

Por Iane Gois

Pneus sempre foram alvo de alerta quando o assunto é a reprodução do Aedes aegypti pela facilidade de se tornarem criadouros dos mosquitos. Contudo, estudos feitos por pesquisadores do México e do Canadá mostram que é possível recolher milhares de ovos usando o arco de borracha como armadilha.

Batizada como "ovillanta", a emboscada consiste em pedaços de borracha cortados contendo uma solução líquida baseada em leite que atrai os insetos, permitindo que as fêmeas depositem seus ovos em uma tira de madeira ou papel flutuante sobre a solução, objeto que deve ser removido semanalmente para destruição dos ovos com fogo ou etanol.

A utilização do pneu se deu, de acordo com Gerardo Ulibarri, pesquisador da Universidade Laurentian de Ontário, pela maior acessibilidade onde os recursos dão limitados.

"Decidimos usar pneus reciclados, em parte porque já representam 29% dos locais de reprodução escolhidos pelos mosquitos Aedes aegypti, em parte porque os pneus são universalmente acessíveis em ambientes de baixos recursos, e em parte porque dar aos velhos pneus um novo uso cria uma oportunidade de limpar o meio ambiente local", explicou Ulibarri.

Nos testes de eficácia realizados na cidade guatemalteca de Sayaxche, ao longo de 10 meses, 18.100 ovos de Aedes foram recolhidos e destruídos mensalmente, usando-se apenas 84 ovillantas que, mediante afirmações dos pesquisadores, custam 20% a menos do que se gastaria no combate com pesticidas.

Aprenda a fazer a armadiha aqui.

Fonte: Bem Estar

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo