Economia

Conta corrente poderá ser aberta e fechada pela internet

Apesar dos benefícios aos clientes e funcionários, serviço é opcional.
por Redação do Portal Itnet
25/04/2016 12:32h

Por Iane Gois

A fim de facilitar a vida de futuros correntistas, evitar as longas filas de espera nas agências bancárias, bem como reduzir o fluxo de atendimento, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta segunda-feira (25) que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet.Ao disponibilizar o serviço, que é opcional, as instituições financeiras necessitarão dispor de mecanismos de controle para verificação da identidade dos clientes, podendo ser adotado, por exemplo, o reconhecimento de imagem e de voz, bem como a exigência do uso do certificado digital.

"Têm mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial", explicou a chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Silvia Marques, que esclareceu a importância de tais mecanismos para dificultar a incidência de fraudes.

"Hoje, tem um cliente indo a uma agência levando um documento que pode ser falso. Pode ter um único contato trazendo fragilidade [ao cadastro]. O que se permite [com a nova regra] é que você vai ter não só um ponto de controle, mas vários", destacou.

Com exceção da flexibilidade do comparecimento presencial a uma agência bancária, todas as demais regras para a abertura de contas bancárias permanecem vigentes, a exemplo da veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo.

*Com informações do G1 em Brasília

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo