Entretenimento

Em luta pela vida, itabaianense precisa de doação de sangue urgentemente

Como o interesse maior é diretamente nas plaquetas contidas no sangue, qualquer tipo sanguíneo será aproveitado.
por Redação do Portal Itnet
04/05/2016 11:50h

Em luta pela vida, itabaianense precisa de doação de sangue urgentemente

'Val Som'

Foto: Reprodução

Por Iane Gois

Familiares do itabaianense Valduilson Guimarães Santos, 46 anos, conhecido como ‘Val Som', estão em campanha para conseguir doadores de plaquetas em caráter de emergência, tendo em vista uma enfermidade que há cerca de oito dias o levou a internamento hospitalar.

Em contato com a cunhada de ‘Val Som', Rita, a equipe de jornalismo do portal itnet foi informada de que há cerca de quatro meses ele teria apresentado sintomas semelhantes aos da febre chikungunya e há oito dias teve o quadro de saúde agravado.

"Ele teve chikungunya há uns quatro meses e na semana passada sentiu dormência nas mãos, no braço, na boca, chegando a perder a memória. Nós procuramos o cardiologista, o neuro, e foram feitos alguns exames, mas não foi descoberto nada. Apenas suspeitou-se de AVC", explicou Rita.

Em virtude da piora significativa dos sintomas, Valduilson foi encaminhado ao Hospital Doutor Pedro Garcia Moreno Filho, onde foi constatada, através de exame de sangue, a queda de plaquetas, redução significativamente observada em outras duas análises sanguíneas.

Segundo Rita, "por conta dessa queda de plaquetas sem justificativa aparente, ele foi levado ao Hospital São Lucas e de lá precisou ser transferido para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde está até agora".

Ressaltando que doadores já cadastrados têm prioridade no donativo específico de plaquetas, maior interesse em virtude da neecessidade de estabilização para que se possa realizar exames mais detalhados, o material sanguíneo também é de interesse, uma vez que vai abastecer o banco de sangue do Hemose.

Interessados em ajudar podem entrar em contato por meio do 79 99992-1002 (Rita), ou se deslocar até o Hemose, situado à R. Quinze, s/n , bairro Capucho, em Aracaju - SE, e fazer a doação em nome de Valduilson Guimarães Santos.

Requisitos básicos

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização)

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Impedimentos temporários

Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

Qualquer exame endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc); se com biópsia, é necessário avaliação do resultado: por 6 meses a 01 ano

Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias

Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas

Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses

Vacina contra gripe: por 48 horas

Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões

 Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster)

Impedimentos definitivos

Hepatite após os 11 anos de idade

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de ChagasUso de drogas ilícitas injetáveisMalária

Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagemIntervalos para doação• » Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses)• » Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo