Fuligem será pauta de debate em fórum acadêmico

Sem Lei específica que regulamente a prática no estado de Sergipe, autoridades políticas serão provocadas a fim de por fim à queima canavieira.
por Redação do Portal Itnet
11/05/2016 11:05h

Fuligem será pauta de debate em fórum acadêmico

Por Iane Gois

É sabido por todos da potencialidade do setor sucroalcoleiro no Brasil, considerado o maior produtor de cana-de-açúcar e exportador de açúcar do mundo. Contudo, questões específicas, a exemplo do impacto ambiental causado pela queima da palha, prática utilizada com o objetivo de facilitar a colheita, ainda não têm sido tratadas em Sergipe com a veemência necessária.

Além das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, o acúmulo de fuligem (material preto com aspecto de cinzas resultante da queimada, que é espalhado pelo vento) acaba sendo outro fato que compromete diretamente a qualidade de vida da sociedade, sendo responsável por problemas de saúde de ordem respiratória.

Levando em consideração tais implicações, desde ambientais a sociais, a Universidade Tiradentes (UNIT), campus de Itabaiana (SE), por meio dos alunos da faculdade de Direito, estará realizando nesta sexta-feira (13), a partir das 19h30, no auditório da referida instituição de ensino superior, um encontro entre estudantes, políticos e sociedade para abordar o tema.

Intitulado ‘1º Fórum de debates sobre o problema jurídico e ambiental da queima da palha da cana-de-açúcar', o evento fomentará ações que venham a propiciar a adoção de medidas emergenciais que proíbam, a exemplo de Lei peculiar, a prática.

A fim de acelerar e facilitar o processo, será disposto à população manifesto, por meio de abaixo-assinado que será entregue na Assembleia Legislativa (Alese), pelo qual será reforçado o requerimento às autoridades sergipanas para que se crie uma Legislação específica de regulamentação da atividade canavieira.

Para o documento virtual, apoiadores podem deixar a assinatura no espaço criado. ASSINE AQUI!

SERVIÇO: 1º Fórum de debates sobre o problema jurídico e ambiental da queima da palha da cana-de-açúcar

QUANDO: Sexta-feira (13/05), a partir das 19h30

ONDE: Auditório da Unit, campus Itabaiana (SE)

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo