Vereador luta pela instalação de um Hemose em Itabaiana

“Vou continuar cobrando até um dia conseguir”, afirma vereador.
por Redação do Portal Itnet
23/05/2016 16:35h

O vereador Carlos Vágner Ferreira de Santana, o Vaguinho de Vado de Olímpio Grande, luta pela implantação de uma unidade do centro de Hemoterapia de Sergipe(HEMOSE), em Itabaiana.

Vereador Luta Pela Instalação de um Hemose em Itabaiana

"Em 2013, fiz uma indicação e no início de 2014 uma equipe do Hemose esteve na cidade para ver como seria essa implantação, olharam os postos de Saúde e outros locais onde a unidade poderia funcionar. Em 2014, o governador Jackson Barreto me recebeu em uma reunião, onde reforcei a indicação, mas até hoje nada foi feito" informa.

Segundo o Vereador, no Município de Itabaiana há vários locais, a exemplo dos postos de saúde com salas disponíveis, onde a estrutura do Hemose poderia ser instalada para a coleta e estoque de sangue. "Seria muito bom se conseguíssemos trazer o Hemose para cá, pois muitas pessoas deixam de doar sangue por que para fazer isso tem de ir até Aracaju. Também já houve casos, aqui, em Itabaiana, de pessoas que estavam internadas no hospital e acabaram morrendo porque, aqui não tem um banco de sangue, a exemplo da menina Milena, que morreu de Leucemia, e do Radialista Rosalvo Soares, que também precisou da doação de sangue" lamenta o vereado.

Carlos Vágner afirma que já esteve conversando com moradores da cidade e muitos manifestam a intenção de doar sangue. "A maioria trabalha aqui, no município e para ir ao hemose em Aracaju, precisa pedir licença na empresa, e o patrão não libera. Outros não tem dinheiro para pagar o transporte. Enfim, se tivesse uma unidade de coleta de sangue, aqui ia melhora muito, diz.

IntençãoA secretária de Saúde do Município de Itabaiana, Andréa Reis, informa que há interesse da Prefeitura em levar o Hemose para a cidade, mas explica que o que faltam são os recursos para arca com os custos para a implantação dos equipamentos e estrutura da unidade de coleta de sangue. "É um serviço a mais que iria facilitar a vida da população, pois ao invés de irem para Aracaju, doariam sangue aqui mesmo. Mas não sei dizer se o município tem recursos para isso. Seria interessante se o Estado custeasse, mas até agora, não sinalizaram esse interesse". Afirma.De acordo com a secretária, o prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos costas, o Valmir Francisquinho, disponibilizou um espaço na Clínica Saúde da família para a implantação do Hemose. Seria necessário um estudo, mas o Governo do estado não demonstrou interesse; finaliza Andréa.

Fonte: Cinform.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo