Ornamentação do andor de Santo Antônio enche os olhos dos fiéis itabaianenses

Há quem afirme que foi a mais bela apresentação já vista em procissões na cidade de Itabaiana (SE).
por Redação do Portal Itnet
15/06/2016 12:48h

                                           

Andor de Santo Antônio em 2016

Imagens enviada à redação por internautas

Por Iane Gois

Momento de orações entre católicos, a Trezena de Santo Antônio é, há décadas, tradição entre os munícipes itabaianenses que, anualmente, durante os treze primeiros dias do mês de junho, reafirmam a fé em seu padroeiro com o cortejo religioso pelas ruas da cidade.

Com ornamentação diversificada a cada dia, seja com verduras, flores, artes em isopor ou madeira, em 2016 os fiéis foram surpreendidos com a exposição da imagem do santo preenchida por aparatos artísticos que iluminaram ainda mais o andor do patrono.

Na procissão da segunda-feira (13), data em que se comemora oficialmente o dia do Santo e quando se encerra o trezenário, além da apresentação da imagem entre flores e iluminações artificiais, a mudança no horário da procissão, que foi precedida pela missa, favoreceu cada detalhe da decoração feita pelo talentoso "Val decorador".

"Estou realmente impressionada com a decoração do andor esse ano. A cada trezena as decorações enchem os nossos olhos, mas esse ano, tenho que confessar, foi a mais bonita arrumação que a procissão de Itabaiana já viu", disse a senhora Maria Gois.

Impedida, por motivos de saúde, de acompanhar a procissão, a aposentada Josefa Rodrigues não conseguiu disfarçar as lágrimas no rosto ao ver nas fotos o seu santo de devoção. "Hoje não glorifiquei o meu Santo Antônio como há 50 anos sempre fiz, mas vi as fotos. Ele estava lindo", falou a religiosa.

Louvando ao "glorioso Antônio, nosso padroeiro" que encha "de alegria o Brasil inteiro", cidadãos serranos e autoridades políticas acompanharam o trajeto religioso.

O 13 de junho é dedicado ao "Santo Casamenteiro" em homenagem falecimento de Fernando de Bulhões, nome de batismo de Santo Antônio, canonizado em 30 de maio de 1232.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo