Educação

Sisu 2016: termina hoje prazo para entrar na lista de espera

871 mil candidatos concorreram às 56.422 vagas nesta edição. Aqueles que não foram contemplados ainda poderão recorrer ao Fies.
por Redação do Portal Itnet
17/06/2016 07:21h

Termina às 23h59 desta sexta-feira (17) o prazo para que os estudantes entrem na lista de espera da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. A possibilidade é válida somente para quem não foi convocado na chamada regular.

Para aderir à lista de espera, o aluno precisa entrar no site sisu.mec.gov.br e acessar o boletim com número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As instituições de ensino superior vão convocar os estudantes, caso haja vagas. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho.

Nesta edição do Sisu foram oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. No total, 871.358 candidatos se inscreveram.

Quem não foi contemplado pelo Sisu e também não conseguiu uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja seleção do segundo semestre ainda está em andamento, poderá, ainda, recorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) para chegar à universidade. A expectativa do Ministério da Educação é de que as inscrições para os contratos de financiamento ocorra entre os dias 24 e 29 de junho e o resultado da seleção seja divulgado no dia 30 de junho.

Entenda o SisuO Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Há ainda instituições estaduais e municipais que aderem ao processo. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.

Quem pode participar?Os estudantes que fizeram o Enem e que tenham obtido nota acima de zero na redação poderão se inscrever no Sisu. As duas edições do Sisu de um determinado ano sempre utilizam os dados do Enem do ano anterior. Por exemplo, nos Sisu de 2015, valem apenas as notas do Enem 2014.

Como funciona o Sisu?O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato pode:

- inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção)

- alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.

Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem.

Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.

Contato para dúvidasO MEC oferece esclarecimentos no site siteprouni.mec.gov.br/tiresuasduvidas.php, por autoatendimento via formulário ou pelo telefone 0800-616161.

Do G1 SP

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo