Entretenimento

SOFIVA baiões: a identidade itabaianense em Evento Nordestino de Cultura

Grupo instrumental arrancou aplausos do público presente no Arraiá do Povo.
por Redação do Portal Itnet
29/06/2016 11:33h

SOFIVA baiões: a identidade itabaianense em Evento Nordestino de Cultura

SOFIVA durante apresentação no Arraiá d Povo Fotos: Raiane Souza/Secult

Por Iane Gois

Trajes juninos, expressão cultural, arranjos de artistas sergipanos e de compositores nordestinos, e muita descontração foram marco da apresentação dos 29 instrumentistas da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA) no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE).

Os músicos representaram Itabaiana (SE) pela primeira vez no Encontro Nordestino de Cultura, realizado pelo Estado, após seleção em Edital de concorrência pública, reforçando o talento do cidadão serrano e a luta constante do grupo instrumental pela sobrevivência das raízes nordestinas.

Com um espetáculo intitulado SOFIVA baiões, os integrantes arrancaram aplausos do público presente, que não hesitou e acompanhava o som dos instrumentos cantando as músicas e dançando o típico forró pé de serra.

SOFIVA baiões: a identidade itabaianense em Evento Nordestino de Cultura

Público prestigiando a apresentação

Foto: Reprodução/Rede Sociais

"Não é nenhuma surpresa o sucesso da apresentação. Acompanho a SOFIVA desde a sua fundação, há quase cinco anos, e em todas é notório o carisma e profissionalismo desses artistas itabaianenses, que a cada dia consagram a Filarmônica como identidade de Sergipe", disse a empresária Carla Santos.

Amante do instrumental e apaixonado pelo resultado oriundo da influência dos indígenas, africanos e europeus, o historiador carioca Carlos Marques ficou impressionado com a potencialidade artística da família SOFIVA. "Estou sem palavras para descrever o brilhantismo dessa apresentação, a qual carrega muito mais que arte. É possível perceber que não são apenas pessoas reunidas em prol da música. É uma família que faz da música vida", disse ele.

Ex-integrantes da Sociedade, os jovens itabaianenses Ayna Noronha de Gois e Lucas Nogueira, músicos na banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, se engajaram aos conterrâneos na aparição, que teve como regente o professor e arranjador Thiago de Sá Oliveira.

SOFIVA baiões: a identidade itabaianense em Evento Nordestino de Cultura

Grupo de intrumentistas no camaraim do evento

Foto: SOFIVA

Orgulhoso pelos pupilos, o diretor geral da SOFIVA, Anderson Almeida, não escondia a exultação, incentivando para que outros grupos aproveitem a oportunidade nas demais edições. "Esperamos que outros grupos instrumentais aproveitem esta oportunidade que foi aberta e se inscrevam nos demais editais. A recepção do público foi surpreendente e nós saímos daqui com a maior felicidade possível", disse ele.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo