Cidade

Microcefalia: vírus bovino é encontrado em tecidos de bebês

Descoberta é consequência de estudo feito por brasileiros e, apesar da necessidade de confirmação com testes específicos, já é considerada relevante.
por Redação do Portal Itnet
05/07/2016 11:29h

Por Iane Gois

A epidemia de microcefalia registrada no Nordeste pode estar associada a fatores que vão além da contaminação do feto durante a gestação pelo Vírus Zika. Uma descoberta de pesquisadores brasileiros identificou partículas do vírus da diarreia viral bovina (VDVB) em tecido cerebral de fetos e de recém nascidos portadores da anomalia congênita.

Apesar da necessidade de maiores investigações, o resultado dos estudos feitos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), na Paraíba, é considerando relevante, uma vez que acreditava-se que o agente afetava apenas animais, a exemplo dos bovinos.

Ainda que sem publicação oficial em revista científica, os especialistas preferiram garantir a precaução e já notificaram o Ministério da Saúde acerca da descoberta. Ciente da novidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já adotou as medidas junto ao Ministério da Agricultura para que, caso os indícios sejam confirmados em novos exames, já se tenha medidas de proteção ao gado fortalecidas.

Fonte: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo