Saneamento básico é tema de Conferência em Campo do Brito (SE)

Conferência foi mais uma oportunidade da população participar da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Campo do Brito, que está sendo elaborado pelo ITP – Instituto Técnico de Pesquisa com da UNIT.
por Redação do Portal Itnet
22/07/2016 12:05h

              

Como parte da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal de Campo do Brito e técnicos do ITP, realizaram, em 20 de julho, a Conferência Municipal de Saneamento Básico. O evento reuniu, na Câmara de Vereadores do município, delegados eleitos durante as reuniões realizadas e audiências realizadas no município, bem como representantes de entidades, instituições e comunidade em geral. A conferência propiciou aos participantes conhecer as prioridades de atuação do município para as áreas de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

A equipe de técnicos realizou o diagnóstico do saneamento básico no município e, agora, propõe ações para suprir os problemas levantados. Dessa forma, a conferência serviu para que a comunidade elencasse em que ordem essas ações devem ser executadas pelo município. "O plano será finalizado com base nesses resultados, e todos os investimentos do município em saneamento básico nos próximos 20 anos devem ser norteados por este plano", explicou Sr. José da Cruz do ITP. O objetivo é que, em duas décadas, 100% da população tenha acesso à água potável, esgotamento sanitário, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem pluvial. O plano deve passar por atualizações a cada quatro anos.

"Campo do Brito foi destaque no que dia respeito a mobilização e participação popular, com isso o plano retrata fielmente os anseios do campo-britense." Destacou o engenheiro Max Weber que completou: "Tudo isso só foi possível por conta da confiança depositada pelo gestor municipal a esta equipe que se empenhou ao máximo para obter um bom resultado e consequentemente um bom plano."

Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi cunhado o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

Com as etapas de elaboração do plano seguindo a todo vapor o município de Campo do Brito é um dos poucos municípios de Sergipe que estará apto a receber recursos do Governo Federal para o saneamento básico.

Da SECOM - Foto: Bruno Esley

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo