Como parte da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal de Campo do Brito e técnicos do ITP, realizaram, em 20 de julho, a Conferência Municipal de Saneamento Básico. O evento reuniu, na Câmara de Vereadores do município, delegados eleitos durante as reuniões realizadas e audiências realizadas no município, bem como representantes de entidades, instituições e comunidade em geral. A conferência propiciou aos participantes conhecer as prioridades de atuação do município para as áreas de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.
A equipe de técnicos realizou o diagnóstico do saneamento básico no município e, agora, propõe ações para suprir os problemas levantados. Dessa forma, a conferência serviu para que a comunidade elencasse em que ordem essas ações devem ser executadas pelo município. "O plano será finalizado com base nesses resultados, e todos os investimentos do município em saneamento básico nos próximos 20 anos devem ser norteados por este plano", explicou Sr. José da Cruz do ITP. O objetivo é que, em duas décadas, 100% da população tenha acesso à água potável, esgotamento sanitário, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem pluvial. O plano deve passar por atualizações a cada quatro anos.
"Campo do Brito foi destaque no que dia respeito a mobilização e participação popular, com isso o plano retrata fielmente os anseios do campo-britense." Destacou o engenheiro Max Weber que completou: "Tudo isso só foi possível por conta da confiança depositada pelo gestor municipal a esta equipe que se empenhou ao máximo para obter um bom resultado e consequentemente um bom plano."
Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi cunhado o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.
Com as etapas de elaboração do plano seguindo a todo vapor o município de Campo do Brito é um dos poucos municípios de Sergipe que estará apto a receber recursos do Governo Federal para o saneamento básico.
Da SECOM - Foto: Bruno Esley