Cidade

CDL de Itabaiana terá posto de justificativa de votos

Eleitores em trânsito precisam explicar ausência no pleito.
por Redação do Portal Itnet
30/09/2016 10:57h

Por Iane Gois DRT 1458/SE

A eleição se aproxima e os cidadão apto a votar que não estiver no domicílio eleitoral no próximo domingo (2) precisa justificar a ausência mediante o preenchimento do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser entregue apenas no dia da eleição. Em Itabaiana (SE) a dispensa estará assegurada nos 24 locais de votação, bem como no ponto extra que estará disposto durante todo o horário do pleito, das 8h às 17h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), situada à Avenida Dr. Luís Magalhães, nº 1527.  

Segundo o cartório eleitoral, os eleitores em trânsito devem se dirigir a um dos 25 pontos munidos de título eleitoral e documento de identificação com foto para consequente preenchimento ou entrega do RJE, que além de estar disponível nos postos de atendimento também podem ser obtidos gratuitamente nos cartórios eleitorais, na página do TSE, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.  

Após as eleições também estará disponível ao eleitor para explicar a ausência, até 60 dias após cada turno da votação, o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), que deverá ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado, via postal, ao juiz da zona eleitoral de inscrição, tendo em anexo documentação que comprove o não comparecimento ao pleito.  

Já os eleitores que optarem pelo não exercício democrático da escolha, deverão, a partir de 07 de novembro, procurar o cartório eleitoral para regularização e posterior pagamento da multa eleitoral, que é de R$ 3,50.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo