Esporte

Sergipanos mobilizam apoiadores da vaquejada para ocupar Brasília dia 25

Manifestantes pretender realizar vaquejada na Esplanada dos Ministérios.
por Redação do Portal Itnet
11/10/2016 16:16h

Em meio a polêmica da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prática da vaquejada em todo território nacional, os amantes do esporte no estado de Sergipe estão se mobiliando para participarem da mobilização nacional marcada para o dia 25 de outubro, em Brasília.

A ideia dos organizadores do movimento que ganhou adesões em todo o país, é ocupar Brasília no próximo dia 25 e lá realizar uma vaquejada em plena Esplanada dos Ministérios.

Por 6 a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (6) que uma lei estadual do Ceará que regulamenta a prática da vaquejada é inconstitucional. Muito popular na região Nordeste, a vaquejada é uma atividade recreativa em que dois vaqueiros, montados em cavalos distintos, buscam derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, uma prática considerada de “crueldade intrínseca” pelo ministro Marco Aurélio, relator do processo. Com a decisão, a prática fica proibida no país.

O estado de Sergipe sedia grandes eventos de vaquejada que reúne grandes atrações, a exemplo da Vaquejada do Parque Zezé Rocha em Lagarto e a Vaquejada de Porto da Folha. Com isso, praticantes do esporte deverão levar seus caminhões com seus cavalos para Brasília em adesão a manifestação nacional.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo