Cidade

Romaria de Nossa Senhora Aparecida-SE: a caminhada dos 100 mil

Os fiéis caminham pela Rota do Sertão até a cidade de Nossa Senhora Aparecida.
por Redação do Portal Itnet
12/10/2016 21:19h
Atualizado em 12/10/2016 21:43h

Por Aparecido Santana.

Após nove dias de novena em preparação, a cidade de Nossa Senhora Aparecida sediou a 12ª Festa e Romaria em homenagem à Padroeira do Brasil neste dia 12 de outubro. As festividades tiveram início às 6h da manhã com missa no Povoado Queimadas, repleta de devotos.

(Fotos: Ademarcos Dantas).

Mesmo com fortes chuvas nas primeiras horas desta quarta-feira, milhares de romeiros peregrinaram pela Rota do Sertão em um percurso de aproximadamente 07 km até a cidade de Nossa Senhora Aparecida, conduzidos por trios elétricos. Às 10h, em um palco em frente à Igreja Matriz ocorreu a Missa Solene celebrada por Dom João José Costa, Arcebispo Coadjuntor.

A programação festiva se estendeu até o período da tarde, com procissão pelas ruas da cidade e às 17h o encerramento com Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju. Na ocasião ainda ocorreu a posse oficial do Pe. Douglas na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

A peregrinação em homenagem a Nossa Senhora Aparecida se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e foi inclusa no Calendário Festivo de Sergipe. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro de 2015. 

Ação sustentável

Durante a Romaria o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano (CPAC) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Paróquia fizeram uma ação sustentável onde foram formalizados pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos no percurso, distribuição de panfletos educativos aos peregrinos, para conscientização ambiental e destinação adequada aos resíduos gerados, e como resultado ao final da Romaria a rodovia estava totalmente limpa.

História da paróquia

A partir de um milagre concedido a José Torquato de Jesus, membro de uma das famílias mais antigas da cidade, a devoção a Nossa Senhora Aparecida se difundiu na sede municipal. Antes a Igreja de Nossa Senhora Aparecida era ligada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Ribeirópolis, tendo a criação da paróquia no final de 1993 e seu primeiro pároco em 1994. Pertencendo ao Vicariato São Lucas, a Paróquia é composta por 16 capelas, incluindo as duas que estão localizadas no município de São Miguel do Aleixo.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo