Cidade

Vaqueiros farão manifestação em Aracaju contra a decisão do STF sobre vaquejadas

Protestos acontecerão no próximo final de semana, na orla da Atalaia.
por Redação do Portal Itnet
14/10/2016 11:09h
Atualizado em 14/10/2016 13:16h

Depois da decisão do STF de tornar inconstitucional a lei que regulamentava a vaquejada no Ceará, vaqueiros de vários estados se manifestaram para defender a atividade. Em Sergipe protesto acontecerá neste domingo, dia 16, a partir das 9h, na Orla de Atalaia.

A concentração ocorrerá no Farol da Orla, na Coroa do Meio, em seguida o grupo seguirá até a Passarela do Caranguejo onde será realizado panfletagem. São esperados cerca de 70 caminhões com cavalos, além de 15 veterinários que vão acompanhar o protesto e ambulância.

Segundo o presidente da ASQM (Associação Sergipana de criadores de Quarto de Milha (ASQM), as vaquejadas se adequaram e não há maus-tratos de animas, conforme apontou o entendimento do Supremo.

Segundo ele, atualmente são comprados até rabos artificiais, que são colocados nos animais justamente para não gerar nenhum tipo de mau-trato e dano irreversível. “É preciso considerar o costume e tradição como um fator jurídico importante. Creio que é um momento ideal para discutir a normatização das vaquejadas no Brasil”, afirmou.

O secretário João Batista disse que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) estará empenhada em acompanhar e garantir o direito da manifestação, previsto na Constituição Federal, tanto em Aracaju como em cidades do interior sergipano. 

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo