Por Iane Gois
Com o objetivo de garantir um lar, segurança e bons cuidados aos gatos recolhidos das ruas e devidamente assistidos pela Associação Bichos Carentes de Itabaiana (ABCITA), a referida instituição estará realizando neste sábado (22), das 08 às 12h, na Praça João Pessoa, em Itabaiana (SE), a I Feira de Adoção de Gatos.
De acordo com Djalma Santos, voluntário na Organização Não Governamental (ONG), cerca de trinta bichanos estarão expostos em busca de um "tutor". “São de 25 a 30 gatinhos que foram resgatados e agora terão nova moradia”, disse Djalma.
Segundo ele, os animais estão, em sua maioria, castrados e vacinados, sendo que aqueles que ainda não estiverem permanecerão sendo acompanhados pelos voluntários da Associação, e a parceria existente com o grupo Pata Amiga assegura a prestação dos serviços gratuitamente.
“O pata Amiga é representado por um grupo de amigas que desenvolve atividades, a exemplo de bazar, para arrecadação de fundos que são destinados à realização da castração, por exemplo”, explicou.
Sobre as exigências para se tornar um “tutor”, Djalma ressaltou que é necessário somente que o candidato tenha idade maior que 18 anos, devendo apresentar RG, CPF e comprovante de residência. "A assinatura de um termo de compromisso selará a responsabilidade do padrinho, que receberá a visita dos membros da ONG para inspeção", revelou o membro da ABCITA.
Em junho do corrente ano a Associação fez uma ação similar, quando além de gatos estiverem à disposição para adoção cachorros, filhotes e adultos.