Por Iane Gois
A falta de aprovação do registro de candidatura está sendo problema para 147 prefeitos eleitos, segundo declarou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último domingo (30), ressaltando que para que assumam o mandato em janeiro d 2017 os políticos precisam ter a situação regularizada até a data da diplomação.
Os referidos candidatos, ainda de acordo com o TSE, arriscaram a concorrência ainda que com dúvidas sobre a elegibilidade ou em meio às contestações de campanhas por parte do Ministério Público (MP) ou dos oponentes políticos.
Ante a análise de cada caso, a fim de definir quais eleitos poderão ser empossados, o TSE já antecipa a existência de situações em que, diante da reprovação do registro, o segundo mais votado já pode ter sido declarado eleito pela Justiça Eleitoral.
Assegurando prioridade na resolução dos casos, o presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, garantiu empenho para que até dezembro todas as situações sejam resolvidas.
“Sem dúvida nenhuma, esse é um esforço que teremos de fazer, daqui até dezembro, para definirmos todas as situações”, afirmou o ministro.