Educação

Estudantes da UFS São Cristóvão se comprometem a desocupar espaços reservados para o Enem

“Se a nossa luta é por educação, por quê restringiríamos a entrada dos vestibulandos nos prédios?”.
por Redação do Portal Itnet
04/11/2016 16:12h

Por Itnet, da redação.

Em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 0 4, o "Movimento Ocupa UFS" se comprometeu a liberar imediatamente todos os espaços previstos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Federal de Sergipe.

(Foto: divulgação/Ocupa UFS).

O debate contou com a presença do reitor Angelo Antoniolli e do delegado Daniel Hortas Alves, da Polícia Federal. O intuito é viabilizar a organização das salas para realização das provas, que começam neste sábado, 5 de novembro. A organização e decisão quanto à realização das provas, contudo, é de competência do INEP/MEC.

O Ocupa UFS tem sido um movimento organizado por estudantes dos mais diversos seguimentos com o intuito de manter conquistas da classe estudantil. O motivo mais recente para a ocupação foi a aprovação da PEC 241, atualmente PEC 55, que prevê o congelamento de investimentos durante 20 anos na saúde e educação, o que motivou as ocupações em escolas, institutos federais e universidades em todo o país.

Os estudantes haviam ocupado inicialmente a didática I, e em seguida segundo eles, foi deliberado em assembleia a expansão para mais uma didática, no caso a didática VI. “Não era do nosso conhecimento que o prédio seria utilizado para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - (ENEM). Através desta nota, viemos esclarecer que em momento algum o Ministério da Educação tentou abrir o diálogo para a negociação diante das demandas apresentadas pelo movimento, tendo em vista que adiar a aplicação do exame sem estabelecer comunicação com os estudantes é uma estratégia de deslegitimar a nossa luta por uma educação gratuita e de qualidade. Se a nossa luta é por educação, por quê restringiríamos a entrada dos vestibulandos nos prédios?”.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também