Educação

Colégio de Ribeirópolis é a 10ª instituição ocupada por estudantes em Sergipe

Ocupação prejudica alunos do 3º ano.
por Redação do Portal Itnet
14/11/2016 16:21h
Atualizado em 14/11/2016 16:28h

Por Aparecido Santana, redação Itnet.

O Colégio Estadual João XXIII, situado no município de Ribeirópolis, no agreste sergipano, foi ocupado por estudantes nesta domingo, dia 13. Os jovens dormiram no local e continuam a manifestação na unidade de ensino. 

Faixas foram colocadas durante a ocupação em Ribeirópolis (Foto: divulgação). 

A ocupação ocorreu durante a semana de provas e suspendeu as aulas do colégio em todos os turnos. A manifestação, assim como as demais ocorridas em todo o país é decorrente da aprovação da PEC 241 (Atual PEC 55), que limita os gastos públicos por 20 anos. 

Neste primeiro dia de ocupação já houve plenárias, roda de conversas, debates e durante à noite haverá reunião dos alunos e análise da ocupação. O estudante Cleverton Santana, é um dos líderes e diz que, além de protestar contra a PEC 55, os estudantes buscam a reformulação do ensino médio e melhorias para unidade de ensino. 

De acordo com diretora da escola, Ana Mary Costa, a ocupação ocorreu durante o período noturno, e logo em seguida os cadeados da escola foram trocados impossibilitando a entrada de professores e administradores. Ainda segundo ela, a escola tinha previsão de encerrar o período letivo dia 17 de fevereiro e agora precisa alterado.

A estudante Luana Silva, do 3º ano, diz entender a legitimidade do movimento, mas ao mesmo tempo avalia que essa ocupação durante a realização da 3ª prova prejudica os alunos concludentes, que já estão com o calendário atrasado. “Eu pretendo fazer curso na Unit, e corremos o risco de não podermos ingressar por não possuirmos o documento de conclusão, pois com a realização dessa avaliação eu poderia pegar uma declaração para entrar na faculdade e agora não sei mais como fica minha situação”.

A escola foi uma das instituições que mais se destacou na redação Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem 2015), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

No estado já são 10 instituições ocupadas, sendo elas: Escola Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga D’Ajuda; Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, na Barra dos Coqueiros; Colégio Estadual Dom Luciano, em Aracaju; Colégio Estadual Pedro Alves de Souza, em Porto da Folha; Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva e Centro de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, em Poço Redondo; Colégio João XXIII em Ribeirópolis, Instituto Federal de Sergipe, no campus Lagarto; e a Universidade Federal de Sergipe no campus de São Cristóvão e no campus de Itabaiana.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo