Educação

Novos membros tomam posse na Academia de Letras do Amplo Sertão

A cerimônia foi realizada no sábado, 03 de dezembro, em São Miguel do Aleixo.
por Redação do Portal Itnet
05/12/2016 14:29h
Atualizado em 05/12/2016 15:37h

A Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano celebrou dois anos de fun­­dação e, na mesma ocasião, 03 de dezembro, empossou 07 novos imortais, no Clube Municipal de São Miguel do Aleixo (SE).

Fotos: Ademarcos Santana.
Fotos: Ademarcos Santana.

A solenidade reuniu numeroso público, além de representantes de diversas academias e autoridades, como o prefeito eleito de São Miguel do Aleixo, Everton Lima, e a atual vice-prefeita Juscileide Garcia. 

A ALAS, criada em outubro de 2013, foi anunciada em plena Bienal do Livro do mesmo ano, realizada em Itabaiana (SE). O advogado, escritor e acadêmico Francisco das Chagas Vasconcelos, (Prof. Vasko), surpreendeu a comunidade intelectual do Estado, com a agradável notícia do surgimento de mais um sodalício literário no interior de Sergipe, desta feita, sob sua liderança.

O Prof. Vasko que está à testa da ALAS, desde a sua criação, foi reeleito, em 9 de julho passado, para manter-se na Presidência durante o biênio 2016/2018. Em dois anos de criação, a ALAS realizou vários movimentos, como lançamentos de livros, participações em exposições, eventos literários, entre outros. 

A Academia é formada por 12 municípios que integram o sertão sergipano, ocupando uma área equivalente a 30% do território de Sergipe. São eles: Canindé, Carira, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha e São Miguel do Aleixo. 

Eis o perfil de cada um dos neoacadêmicos alanos:

Aparecido Santana

José Aparecido Santana da Silva é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na área acadêmica teve a oportunidade de publicar ao lado de Isabela Alves e José Leidivaldo o livro Nossa Senhora Aparecida-SE:  História, Fé e Identidade, uma obra de 148 páginas, divididas em 15 capítulos. O livro foi lançado em Nossa Senhora Aparecida e na Bienal do Livro de Itabaiana. Aparecido trabalha como redator do Portal Itnet e já trabalhou em diversas rádios do estado como FM Itabaiana, Educadora de Frei Paulo e Sertaneja FM.

 

Pe. Genivaldo Garcia

José Genivaldo Garcia é formado é licenciado em Filosofia pela faculdade São Luis de França e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/GO e possui pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Ciências da Religião.

Prof. Uberlange da Silva

Uberlange da Silva Barreto, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes UNIT e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma Del Sul, UNASUR. É, ainda, professor da rede pública de ensino e atualmente Diretor do Colégio João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida. 

Poeta Vavá

Rivaldo Alves de Góis (Poeta Vavá), participou da seleta I Encontro Sertanejo de Escritores, tem textos citados no livro Cinform municípios, bem como em outros. Concedeu entrevistas aos mais conceituados canais de televisão do Estado. Tem curso de rádio e televisão pelo Instituto Universal, tem um livro no prelo, a ser lançado em 2017. Há um colégio modelo construído na cidade em homenagem ao seu pai, Joaquim Alves de Góis.

Profa. Noeme Leite

Noeme Leite do Nascimento Oliveira é formada em letras-português / especialização em gestão escolar. Professora  há quase 20 anos. Foi professora tutora da UNIT-EAD por 6 anos, exercendo o cargo de diretora da Escola Municipal Dr Lourival Baptista, instituição em que leciona, até hoje. Amante da Literatura, a arte da palavra.

Prof. Paulo Adriano

Paulo Adriano Santos Silva é Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com bolsa CAPES-FAPITEC; Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Graccho Cardoso; Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Graccho Cardoso. Atualmente pesquisa sobre Geografia Agrária, políticas públicas para a agricultura e agronegócio.

Rubens Ferreira

Natural de Diadema (SP), graduando em Design Bacharelado com habilitação em Design Gráfico, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); fundou em Nossa Senhora da Glória o primeiro escritório de Design do Alto Sertão, a Lumia Design, que, ao longo dos seus 3 anos, mantém parceria com várias academias no Estado e ajudou na publicação de aproximadamente 40 obras de escritores sergipanos.

Por Ascom Alas.        

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo