Cidade

Vazão do rio São Francisco será reduzida a partir desta terça-feira, 3

A previsão para as próximas duas semanas é de redução no registro de chuvas.
por Redação do Portal Itnet
03/01/2017 09:57h

A vazão do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, será reduzida a partir desta terça-feira, 3 de janeiro, para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s).

A decisão foi confirmada em uma reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), transmitida por videoconferência para os estados da bacia do São Francisco no último mês de dezembro.

A medida, solicitada pelo setor elétrico, com o argumento de que somente assim seria possível garantir os usos múltiplos das águas, recebeu o aval do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisou os possíveis impactos que a vazão poderá provocar ao ecossistema. O órgão ambiental estabeleceu algumas condições à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela administração dos reservatórios, a exemplo de estudos sobre o monitoramento das águas, antes de autorizar a diminuição da vazão.

Por conta da crise hídrica e a forte estiagem que atinge a bacia hidrográfica do São Francisco, a vazão do rio vem sendo reduzida paulatinamente desde 2013, quando saiu do nível de 1.300 m³/s.

CENÁRIO

Ainda na reunião promovida pela ANA, os técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentaram os estudos realizados semanalmente sobre o cenário de chuvas para a bacia do São Francisco.

A previsão para as próximas duas semanas é de redução no registro de chuvas, após a ocorrência de precipitação bastante favorável na região do Alto São Francisco.


Fonte: Com informações da CBHSF.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também