Nacional

Folha e UOL sofrem ataque hacker e redirecionam para site pornô

Por causa do caso, a palavra "Redtube" foi para os trending topics mundiais.
por Redação do Portal Itnet
06/01/2017 12:00h

Os sites dos jornais "Folha de S.Paulo" e "Agora São Paulo" e do portal "UOL" sofreram um ataque hacker e amanheceram nesta sexta-feira (06/01) redirecionando os leitores para o portal de vídeos pornôs Redtube. Os três veículos fazem parte do Grupo Folha. 

O acesso foi reestabelecido ainda durante a manhã. Segundo a Folha de S.Paulo, o ataque ocorreu às 2h50 desta sexta-feira, e foi corrigido por volta das 4h. "Mesmo após a correção os leitores se depararam com o problema. Isso ocorre porque os servidores guardam informações em cache (uma espécie de arquivo para tornar a navegação mais rápida), e a atualização pode demorar até 24 horas", esclarece o jornal.

Por sua vez, o UOL declarou que o problema não aconteceu no portal, e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários dos UOL, segundo a empresa, não foi acessada por ninguém.

"A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página", diz o texto. Esse mesmo parágrafo também consta no posicionamento da Folha.

O UOL diz que não é responsável pelos servidores de DNS afetados. Assim que identificou a alteração, o portal notificou os administradores, que corrigiram o problema. Agora, os responsáveis estão investigando a origem do episódio, de acordo com o UOL.

Fonte: Época Negócios.

Gostou? Compartilhe:

Veja Também
Comentários