Cidade

Urgente: Cohidro suspende abastecimento de água em perímetro irrigado de Itabaiana

Companhia diz que não haver mais nível suficiente para captar água.
por Redação do Portal Itnet
10/01/2017 11:33h

Por Itnet, da redação, com informações da Cohidro. 

A Cohidro informa que, por não haver mais nível suficiente para captar água em sua barragem no Perímetro Irrigado Jacarecica I, ficou impossibilitada de dar continuidade ao serviço de fornecimento de água para irrigação aos lotes agrícolas, situados no município de Itabaiana, atendidos pela unidade. Assim, a partir de sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, irá paralisar a operação do sistema de bombeamento, situação que permanece até que a ocorrência de chuvas retome a acumulação hídrica aceitável à captação.

Ao tempo em que, paralelo, iniciaremos uma série de serviços visando melhorar a qualidade da água, capacidade de reservação e segurança estrutural da barragem, instalando equipamentos que desde a sua inauguração, há 30 anos, encontram-se sem operar, tais como: comportas de segurança, tomada d'água e descarga de fundo. Além da manutenção dos registros de distribuição de água e da dragagem dos pontos de captação. 

A Companhia reitera que toma medidas restritivas desde o mês de setembro de 2016, quando entrou em acordo com a associação que representa os agricultores do Jacarecica I. Ficando acordado, com estes produtores, que o racionamento serviria para que as reservas hídricas persistissem até o final do mês de dezembro do mesmo ano e que os mesmos deveriam interromper qualquer atividade agrícola que dependesse de irrigação depois deste período, aguardando segunda ordem. Como não houve chuvas suficientes para a recuperação deste reservatório, se faz necessário este desligamento, até que o nível da água da barragem do Jacarecica I retome sua condição funcional.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo