Educação

Historiadora itabaianense lança livro sobre “Representação de Homossexuais nos Livros Didáticos”

Obra traz à tona a necessidade de repensar o debate sobre inclusão e diversidade sexual.
por Redação do Portal Itnet
01/02/2017 17:19h
Atualizado em 02/02/2017 14:49h

Por Aparecido Santana, redação Itnet.
 
Em pleno século XXI, ainda parece existir um tabu no debate da homossexualidade em salas de aulas. Buscando ampliar o discurso com a sociedade e a comunidade escolar, a professora Márcia Barbosa Silva lançou o livro “Representação de homossexuais nos livros didáticos de história”.  O volume contém 150 páginas, divididas em dois capítulos.

Fotos: Mike Christian Santos

A obra é resultado de uma pesquisa das principais coleções de livros de História, durante o período de 2005 a 2011, que foram aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nestas obras, a autora conclui que, a homossexualidade é uma tema pouco representado nas narrativas. 

A mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), tenta reescrever a história através de uma abordagem inclusiva, dando voz a grupos minoritários, que outrora foram relegados por um produto responsável pela transmissão do conhecimento, o livro. “Fiz essa análise baseado em dois conteúdos: Nazismo e por Contracultura. Duas épocas bem opostas. Onde, no Nazismo, havia a intolerância, repressão. Já na Contracultura, época da revolução sexual, na década de 60, onde se pregava o amor livre, e a liberdade sexual. Haviam vários movimentos. Feministas fizeram movimentos de contestação, de busca de direitos”, destaca a professora. 

Marcia comenta que o livro tem tido uma boa aceitabilidade pela classe discente e docente, com exceção de um grupo religioso que critica mesmo sem ler a obra, tecendo comentários apenas pelo título adotado pela autora.

O livro da Editora do Diário Oficial de Sergipe (Edise) foi lançado no último dia 13 de janeiro de 2017, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju (SE). Os interessados em adquirir a obra poderão entrar em contato pelo e-mail marciabs24@gmail.com ou pelo telefone (79) 9 9997-1818

Lançamento em Itabaiana

O livro será lançado no próximo dia 14 de janeiro na Praça Chiara Lubich, uma oportunidade para quem deseja comprar um exemplar e ao mesmo tempo debater sobre o tema com a autora e ter uma dedicatória exclusiva como lembrança.

Márcia Barbosa Silva

É graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Ensino de História pela Faculdade São Luís de França, mestre em Educação pela UFS e professora temporária em escolas do estado. Têm experiência na área de História, atuando principalmente com História da Educação e temas como: gênero, diversidade de orientação sexual, homofobia e preconceito. Atualmente é tutora presencial na UAB/UFS.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo