Saúde e Ciência

Nutricionista fala sobre as famosas dietas milagrosas

Por Aline Rezende
por Redação do Portal Itnet
11/02/2017 09:40h

Dieta refere-se ao conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa. Atualmente, associa “dieta” ao consumo de alimentos para conseguir determinados efeitos terapêuticos, como controle do peso corporal.  

Os meios de comunicação vêm contribuindo para a divulgação de dietas “milagrosas”, como a dieta Dukan, da sopa, do tipo sanguíneo, que prometem grande perda de peso em curto espaço de tempo, mas que são impróprias e inadequadas do ponto de vista nutricional, causando prejuízos a saúde.

O Emagrecimento muitas vezes é alcançado, mas não mantido. A privação dos alimentos torna a dieta monótona e de difícil adesão. Sendo assim, o individuo que não passou por uma reeducação alimentar volta a ingerir todos os alimentos de antes. Como se não bastasse, a restrição calórica desse tipo de dieta influência no metabolismo, pois o corpo entende que precisa diminuir o gasto energético. Tudo isso, leva a recuperação do peso corporal após o termino da dieta.

Essas dietas “milagrosas” levam a privação de nutrientes importantes, essenciais para o bom funcionamento do organismo, o que resulta em uma série de conseqüências para os adeptos como anemia, fraqueza, tontura, desmaios, dores de cabeça, mau humor, indisposição, queda de cabelo, unhas fracas e compulsão alimentar.

 A dieta saudável é aquela individualizada, completa, equilibrada, variada, associadas a pratica do exercício físico e que tem como objetivo principal a manutenção da saúde. O emagrecimento saudável e duradouro é alcançado através da reeducação com mudanças no hábito e comportamento alimentar, sem a necessidade de mudanças radicais e proibições. A reeducação é muito mais eficaz do que qualquer dieta realizada em curto prazo.

É muito importante ficar atendo, pois qualquer restrição alimentar, quando feita sem o acompanhamento do profissional habilitado, pode colocar em risco a nossa saúde. Escolha uma vida saudável em vez de uma dieta radical.

Aline Rezende Alves.
CRN 5 - 5055.
Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe.
Especialista em Nutrição Clínica – Metabolismo, Prática e Terapia nutricional pela Universidade Estácio de Sá.

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também