Cidade

Carnaval de Neópolis, um dos melhores carnavais de rua do mundo

Fevereiro é mês de folia, e o Portal Itnet preparou um especial sobre o carnaval em Sergipe
por Redação do Portal Itnet
23/02/2017 09:44h

Por Nathália Gomes

No desce e sobe de ladeiras de ruas estreitas, ao som de marchinhas e muita melação. É assim que acontece o tradicional carnaval de Neópolis. A cidade banhada pelo rio São Francisco, que está a 121 km de Aracaju, é conhecida como a Capital Sergipana do Frevo. A festa, que começou pequena, cresceu com o destaque dos telejornais e da internet, e atualmente é considerada por muitos como o 2º melhor carnaval de rua do mundo, perdendo apenas para Olinda, em Pernambuco.

A festa sempre começa mais cedo em Neópolis. Cerca de quinze dias antes do início do carnaval, há prévias que aquecem os foliões. Com a entrega da chave da cidade para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, começam oficialmente as atividades festivas. Nelas, tem o bloco Zé Pereira. Com várias bandas de frevo e enormes bonecos, setenta mil turistas, além de moradores da cidade, seguem todos os anos o percurso pelas principais ruas da cidade com muita irreverência e animação. Durante todo o percurso ocorre o tradicional “mela-mela”. A brincadeira consiste em sujar uns aos outros com farinha de trigo, maizena, tintas e lama. A concentração do bloco acontece na Praça de Eventos da Orla da cidade.

Não se sabe ao certo quando surgiu o Zé Pereira, mas se tem registros do bloco a cerca de mais de 70 anos atrás. Nessa época, ele desfilava apenas no dia de Carnaval, juntamente com mais dois blocos, os quais se distinguiam pela condição social: o bloco “Bem-te-vi” era para a população mais carente, e o outro, o bloco do Zé Elias, era para as pessoas mais abastadas. Com a popularização que o Carnaval Neopolitano passou ao decorrer dos anos, a festa ficou mais democrática. Hoje em dia todos participam: pobres e ricos, homens e mulheres, velhos e crianças.

Quando de fato começa o Carnaval, além do bloco Zé Pereira que se inicia pela manhã e se estende até a tardezinha, há também outros pequenos blocos que se caracterizam pelo uso de fantasias, ou serem próprios para crianças, e shows que acontecem no palco da Orla durante a noite. No palco, a animação fica por conta de grupos musicais de pagode, axé e samba.

As festividades de Neópolis não só modificam o cotidiano da cidade no que diz respeito à animação. O período também é muito propício para movimentar a economia do local. Com a chegada de milhares de turistas, é comum ver as pousadas e hotéis lotados e até mesmo moradores que alugam suas próprias residências para os foliões se instalarem e assim ganharem uma renda extra. Existem ainda os ambulantes que faturam bastante com a venda de alimentos, bebidas e acessórios carnavalescos.

Para o Carnaval deste ano, Neópolis terá o tema “É frevo, folia e alegria”, com o desfile do  tradicional blocos “Zé Pereira”, muita animação e frevo às margens do Velho Chico.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo