Saúde e Ciência

Carnaval: Confira dicas de alimentação importantes para o feriado

São quatro dias de folia, que devem ser aproveitados com uma boa alimentação
por Redação do Portal Itnet
25/02/2017 07:43h

Por Aline Rezende

O Carnaval está chegando, e precisamos estar bem alimentados para cair na folia. Vale a pena prestar atenção nos alimentos e bebidas ingeridos nesse período, um descuido com eles, pode levar a infecção intestinal, vômito, diarreia, desidratação, indisposição e ressaca. Segue alguns passos para um carnaval saudável:

1)  Cuidar da alimentação:

Nossa alimentação deve ser rica em nutrientes, equilibrada com carboidratos (massas, cereais, raízes), proteínas (queijos, ovos, leite), gorduras saudáveis (oleaginosas, azeite de oliva extra-virgem) e vitaminas (presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras).        

É importante não ficar em jejum. O café da manhã é a uma das principais refeições. Devemos priorizar nessa refeição a ingestão de pães ou cereais integrais, acompanhados de queijos magros, iogurtes desnatados, frutas e, para beber, suco natural (desintoxicantes ou energizantes) ou vitamina. O ideal é que as frutas sejam sempre acompanhadas de sementes como chia ou linhaça.

No almoço e no jantar, o indicado é a ingestão de alimentos mais “leves” e de fácil digestão. Excluir alimentos gordurosos e com molhos incrementados. As melhores opções são uma proteína de fácil digestão, como ovos, peixes ou frango, e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce, arroz integral.

Para as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, é importante se alimentar antes. Beber em jejum pode causar desconforto, enjoo, tontura, dores de cabeça entre outros sintomas.

2) Dar preferência à ingestão de alimentos integrais e de baixo índice glicêmicos:

A refeição deve ser rica em carboidratos integrais e com baixo índice glicêmico, que são encontrados em pães integrais, castanhas, sementes, massas integrais e raízes como aipim e batata doce. Esses carboidratos garantem energia duradoura.  Pães refinados, de farinha branca devem ser evitados.  

3)Variar a alimentação:

Nossa alimentação precisa ser variada. Para isso devemos colorir o nosso prato. Cada cor de alimento simboliza uma vitamina. Comendo alimentos de cores variadas, garantimos uma alimentação harmônica e equilibrada.  

4) Evitar alimentos gordurosos:

A dieta deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e alimentos cozidos a vapor e grelhados. É bom evitar alimentos que utilizam gordura para o preparo. Alimentos gordurosos são de difícil digestão, podendo causar sonolência e lentidão.

5) Se hidratar:

A hidratação adequada é importante antes, durante e após a folia. É preciso se hidratar bastante para evitar desidratação e ressaca (resultado da perda de nutrientes). Os foliões perdem muito líquido por causa da alta temperatura (transpiração), movimentação e muitas vezes, ingestão de bebidas alcoólicas.  O álcool desidrata o corpo, por isso, devemos alternar a sua ingestão com água, água de coco e sucos naturais.  

Atenção para as bebidas e gelos preparados na rua, não são confiáveis e devem ser evitados.  Quanto ao consumo da água de coco, devemos observar se eles estão limpos, pois este também podem conter microrganismos.

Devemos ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

6) Comer de três em três horas:

Comer de três horas, realizando as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves nos intervalos, isso é ideal para manter  e/ou recuperar a energia no carnaval.

Para a realização dos lanches durante a folia, temos algumas opções práticas e nutritivas, como barra de cereal ou proteína, biscoitos integrais, mix de oleaginosas (amêndoas, nozes e castanha), frutas frescas ou secas, sachês de mel. Nunca se deve levar lanches recheados com molhos, maioneses e frios.

7) Escolher locais adequados para se alimentar:

É importante escolher restaurantes ou lanchonetes já conhecidas. Caso isso não seja possível, deve–se observar as condições higiênicas do local, assim como, avaliar sempre o manipulador do alimento, que deve estar com as mãos limpas e não deve manusear o dinheiro e o alimento ao mesmo tempo.

Caso não encontre um ambiente adequado para realizar suas refeições, dê preferência a alimentos industrializados. Dessa forma você evita uma possível intoxicação alimentar ou uma toxinfecção alimentar.

8) Se cuidar após a folia

Depois de ter curtido o seu carnaval, é hora de limpar o organismo. Uma refeição desintoxicante, rica em fibras, vitaminas e minerais pode te ajudar a repor todos os nutrientes perdidos. Podem ser consumidos chás diuréticos, água de coco, frutas (principalmente as fontes de vitamina c:  laranja, acerola, kiwi, manga), legumes e suco (principalmente os desintoxicantes).

Os sucos desintoxicantes, feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde, água-de-coco, são opções para limpar o organismo de impurezas e acelerar a queima de gordura, por ter efeito termogênico.

Aline Rezende Alves.
CRN 5 - 5055.
Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe.
Especialista em Nutrição Clínica – Metabolismo, Prática e Terapia nutricional pela Universidade Estácio de Sá.

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