Educação

Estudantes desenvolvem website com dicas e informações sobre o Parque Nacional Serra de Itabaiana

Além de dar dicas sobre trilhas, projeto disponibiliza atividades lúdicas ensinadas através de textos e vídeos
por Redação do Portal Itnet
02/03/2017 09:12h

Uma das primeiras coisas que fazemos antes de conhecer um local é buscar informações a respeito, geralmente perguntando para aqueles que lá estiveram ou procurando por referências e dados na internet. Foi seguindo essa ideia que os estudantes do curso de Ciências Biológicas da disciplina de Educação Ambiental (turma 2016.1) do campus de Itabaiana desenvolveram um website informativo para visitantes.

Coordenado pelo professor Juliano Ricardo Fabricante, o projeto é intitulado “Educação Ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana”. Na página, o usuário pode acessar imagens e obter informações sobre as trilhas, como os nomes dos locais e o grau de dificuldade em relação ao acesso, e conhecer a vegetação que compõe a região.

Foto:  Ascom UFS

Acompanhados pelo orientador, os alunos realizaram um trabalho de mapeamento percorrendo as trilhas com GPS e, a cada dificuldade encontrada, descreviam-na e tiravam uma foto do local.

Além disso, para os mais interessados em educação ambiental, estão disponíveis no website dicas de atividades lúdicas - ensinadas através de textos e vídeos - voltadas tanto para crianças quanto para jovens e adultos e que podem ser aplicadas por professores e guias turísticos.

Em uma das atividades propostas, os visitantes devem coletar uma determinada quantidade de solo extremamente alterado pela ação humana e animal devido ao pisoteio e outra amostra em região com vegetação densa para que, através de uma experiência , o tutor aborde como a vegetação influencia a percolação - passagem lenta de um líquido através de um meio filtrante - da água no solo. Essa atividade é intitulada “Preserve a biodiversidade, respeitando a trilha”.

Por Ascom UFS

Gostou? Compartilhe:

Veja Também
Comentários