Cidade

Seca assola agricultores em Itabaiana

Barragem está em volume morto
por Redação do Portal Itnet
08/03/2017 08:20h

A seca tem atingido diversas partes do país, em Itabaiana agreste de Sergipe não é diferente, a equipe  do portal itnet estiveram visitando o perímetro irrigado do jacarecica 1, na tarde do último dia 7, e contataram uma situação bastante preocupante para quem depende dos serviços hídricos da barragem.

Segundo o gerente administrativo do perímetro seu Osvaldo Nunes, nunca houve uma situação parecida, “ trabalho no sistema de agrovila a trinta anos, nunca vimos uma o nível da barragem chegar ao extremo aguardamos agora a ajuda de Deus”, disse o técnico.

A unidade operacional atende cerca de 126 agricultores cadastrados na cohidro, depois da estiagem que já se arrasta por quase dois anos o abastecimento aos irrigantes foi suspense, no porão lugar onde é represada a água a vazão chega apenas a 5,5 m, já no leito do rio, a vazão é de apenas 1,5m de profundidade.

Segundo o agricultor Manoel dos Santos de 47 anos, “a estiagem tem provocado prejuízos em larga escala, a lavoura não desenvolve o gado morre e o preço dos alimentos tendem a subir disse o agricultor”.

A última vazão  da barragem jacarecica 1 em Itabaiana, ocorreu no ano de 2013 onde chegou ao limite máximo de profundidade sendo necessário a abertura de suas comportas, ela tem uma capacidade de quatro milhões e setecentos mil metros cúbicos de armazenamento de água, sendo que nesse período de estiagem sua vazão é quase zero.

Gostou? Compartilhe:

Veja Também
Comentários