Nacional

Entra em vigor amanhã a cobrança pelo despacho de malas em viagens aéreas

As passagens que forem compradas até esta segunda-feira, 13, ainda não cobrarão pelo despacho
por Redação do Portal Itnet
13/03/2017 10:40h

Amanhã é dia 14, dia que passa a valer a nova regra sobre despacho de bagagens decretada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nessa nova regra, as companhias aéreas podem optar ou não em cobrar tarifa pelo despacho de bagagens. Quem comprar passagens até hoje não será afetado pelas mudanças.

 A GOL e a Azul anunciaram que terão uma classe tarifária mais barata para os clientes que não despacharem bagagens. A Latam disse que continuará com a franquia de 23 quilos nos próximos meses, mas ainda este ano passará a cobrar R$ 50 pela primeira mala e R$ 80 pela segunda despachada nos voos domésticos. A Avianca disse que não vai cobrar pelo despacho por enquanto, pois prefere estudar a situação.

 Atualmente, as companhias são obrigadas a oferecer um limite de bagagem sem custo para os passageiros (23 quilos, no caso de voos domésticos, e duas malas de 32 quilos para voos internacionais). Com a mudança, as empresas terão total liberdade para oferecer passagens com ou sem franquia. A Anac determinou também que a franquia de bagagem de mão deve passar de 5 para 10 quilos.

Com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo