Cidade

5 anos: Hoje tem teatro na Praça Chiara Lubich

Grupo Emboaça participa da comemoração dos 5 anos da praça
por Redação do Portal Itnet
14/03/2017 16:14h
Atualizado em 14/03/2017 17:18h

Nesta terça-feira, 14, na Praça Chiara Lubich, em Itabaiana, vai acontecer mais um evento tradicional “Cultura na Praça”. O evento de hoje será em comemoração aos cinco anos da Praça. A atração principal da noite será o grupo de Teatro Imbuaça, com a apresentação da Peleja de Leandro na Trilha do Cordel. Chame seus amigos e sua família e vamos juntos presenciar mais uma comemoração na Praça.

Conheça um pouco da história do grupo de teatro Imbuaça

Fundado em 28 de agosto de 1977, o Grupo Imbuaça – nome que homenageia um artista popular, o embolador Mané Imbuaça – é fruto de oficinas realizadas em Aracaju, principalmente a de teatro de rua ministrada por Benvindo Siqueira a partir da sua experiência no “Teatro Livre da Bahia” em Salvador.

O primeiro espetáculo do grupo foi composto por dois textos da Literatura de Cordel adaptados por um dos seus fundadores, Antônio do Amaral e João Augusto, autor e diretor carioca radicado em Salvador. Com a entrada do ator Mariano Antônio Ferreira o espetáculo adquiriu nova feição, incorporando danças e músicas do folclore sergipano.

A Literatura de Cordel sempre foi elemento fundamental para a construção da dramaturgia. Até hoje é um dos elementos que compõe a identidade do Imbuaça. Reconhecido como uma Associação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e pelo Conselho Estadual de Cultura, o grupo tem procurado ao longo da sua história criar um envolvimento com a comunidade do bairro Santo Antônio- local onde fica sua sede- e adjacências.

Para tanto, no ano 2000 criou o Projeto Zabumbadores do Folclore realizando um grande cortejo de grupos folclóricos pelo referido bairro como também oficinas arte-educativas tendo como tema a cultura polpular. Ainda em 2000, começa um trabalho com crianças da vizinhança com oficinas de teatro, dança, perna de pau, jogos e brincadeiras.

Em 2002, sistematiza essa experiência e cria o Projeto Mané Preto com aulas de teatro, dança e música para atender a 100 alunos na faixa etária dos 07 aos 18 anos. Projeto esse que em 2003, através de seleção nacional, teve o patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Nos anos seguintes, obteve o patrocínio da BOVESPA - Bolsa de Valores Sociais de São Paulo e FNDE/MEC- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Na sequência integrou o Projeto Criança Esperança da Rede Globo em parceria com a UNESCO. Ainda nessa perspectiva social, o grupo desenvolveu em 2005 e 2006 o Projeto Nosso Palco é a Rua dentro do programa Ponto de Cultura/Ministério da Cultura dando formação técnica em teatro para 40 adolescentes.

No seu currículo, o Imbuaça traz importantes conquistas conferindo-lhe uma posição de referência como um dos grupos de teatro de rua mais antigos do Brasil. Passou por mais de 500 cidades dos 25 estados brasileiros e por quase todos os 75 municípios sergipanos. Esteve também em Portugal, Equador e México.
Fim da conversa no bate-papo




Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo