Cidade

Castanha do Carrilho poderá ser patrimônio cultural de Sergipe

A castanha é a maior fonte de renda do povoado itabaianense
por Redação do Portal Itnet
16/03/2017 08:43h

A Castanha do Carrilho poderá ser patrimônio cultural imaterial de Sergipe. A sugestão para isso partiu de um Projeto de Lei feito pela deputada estadual Maria Mendonça (PP), e enviado à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). De acordo com a deputada, o que se busca é uma valorização de uma manifestação cultural, no caso a produção da castanha, que é torrada manualmente por moradores do povoado, na zona rural de Itabaiana, município brasileiro que mais produz castanha torrada.

A castanha é a maior fonte de renda das famílias do povoado, onde esse trabalho passa de pai para filho há mais de 50 anos e quase todas as casas são beneficiadas. Ela é vendida na própria cidade, em Sergipe e também em vários estados brasileiros, principalmente em regiões litorâneas.

A castanha do Carrilho foi um dos seis produtos escolhidos para representar o Brasil em uma feira que ocorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro, na cidade de Lyon, na França. A feira teve como ideia principal disseminar a cultura de várias partes do mundo através da culinária.

Gostou? Compartilhe:

Comente Abaixo