Opinião

Dia Mundial da Água: se não abrirmos o olho ela vai acabar

Por que será que não cuidamos do nosso elemento mais essencial? Editorial, por Taís Cristina
por Redação do Portal Itnet
22/03/2017 09:02h
Atualizado em 22/03/2017 09:03h

 Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Mas será que temos muito o que comemorar? Não, nós não temos o que comemorar pois, nós não cuidamos dela, que é o nosso elemento mais essencial. Sem água ninguém vive. E se não estamos cuidando dela, infelizmente ela vai acabar.

Apenas 3% da água disponível no nosso planeta inteiro está apta para consumo humano, e isso chega a preocupar quando as pessoas não fazem uso dela da maneira que deveria. Como sabemos, ninguém tem o controle da natureza, e ela está dando provas disso. A seca que assola vários municípios brasileiros, inclusive em Sergipe, é a prova disso.

Se não chove, não enche os reservatórios; se não enche os reservatórios, a água vai acabando. E se, mesmo sabendo que a água está acabando, por que as pessoas não a preservam e desperdiçam? Porque, as pessoas só se dão conta dos fatos quando eles eclodem, infelizmente. A Organização das Nações Unidas (ONU) já alertou que devido ao descuido e outros fatores, como mudanças climáticas, cerca de 40% da população mundial pode ficar sem água até 2030. 

Em Itabaiana, os reservatórios estão secando, já que a chuva está quase sem vim, e quando vem, vem pouca. Isso afeta agricultores, moradores da região que dependem dessa água, enfim, afeta muita gente, afeta uma cidade, e se as pessoas desta cidade não se derem conta da gravidade da situação, será pior ainda.

Barragem da Cajaíba em Itabaiana

 

 As pessoas devem em caráter de urgência tomar consciência enquanto é tempo, preservar a água, para não se arrepender quando for tarde demais, pois, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

 Confira as matérias do Portal Itnet sobre a seca nos reservatórios de Itabaiana:

Seca assola agricultores em Itabaiana

Reservatórios de Itabaiana estão abaixo do nível por falta de chuva

 

Gostou? Compartilhe:

Comentários
Veja Também